Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rali do Japão. Thierry Neuville vence e estraga festa da Toyota

13 nov, 2022 - 12:04 • Lusa

Neuville concluiu a prova nipónica com o tempo de 2:43.52,3 horas.

A+ / A-

O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20) venceu hoje o Rali do Japão, prova de encerramento do Campeonato do Mundo, e estragou a festa caseira da Toyota, que já tinha conquistado os títulos de pilotos e de construtores.

Neuville concluiu a prova nipónica com o tempo de 2:43.52,3 horas, deixando o seu companheiro de equipa, o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), na segunda posição, a 1.11,1 minutos, com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) a subir ao pódio ao fechar do pano, a 2.11,3 minutos.

"É incrível. Não foi um fim de semana fácil, nem mesmo um ano fácil, mas terminar com uma vitória e mostrando bom andamento é uma boa forma de encerrar a época", disse o piloto belga, que viu o seu companheiro de equipa despedir-se da Hyundai com o segundo lugar do campeonato.

Já Neuville partiu para este último dia de prova com quatro segundos de vantagem para o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que começou ao ataque esta manhã, reduzindo a margem para 0,6 segundos após a primeira especial.

No entanto, uma falha de comunicação entre Evans e o seu copiloto Scott Martin levou a que o Yaris saísse demasiado largo e furasse a roda traseira esquerda. A dupla demorou mais de 1.30 minutos a trocar a roda, perdendo todas as possibilidades de lutar pela vitória.

"As notas estavam corretas, mas provavelmente não as recebi a tempo para conseguir travar. Não havia nada a fazer", explicou Evans.

Num dia em que a possibilidade de chover não convenceu todos os pilotos a apostarem em pneus de chuva, Neuville foi dos mais avisados e fez a escolha certa, ao contrário dos pilotos da Toyota.

Ainda assim, o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) teve uma recuperação assinalável depois do furo sofrido na sexta-feira, quando liderava. Esta manhã, nas quatro primeiras especiais, esteve sempre entre os dois mais rápidos, vencendo mesmo um dos troços.

Mas a chuva na última especial fê-lo ceder mais de 15 segundos devido à má escolha de pneus.

"Foi difícil terminar o rali com esta chuva e sem ter pneus adequados", lamentou.

Ainda assim, foi quarto classificado, na frente de Evans.

Já o finlandês Kalle Rovanperä (Toyta Yaris), novo campeão mundial já antes desta jornada, foi 12.º classificado depois de ter furado no sábado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+