Tempo
|
A+ / A-

Fórmula 1

Red Bull paga multa de sete milhões de euros por ultrapassar limite de orçamento

28 out, 2022 - 17:24 • Lusa

Equipa campeã mundial aultrapassou o teto de 145 milhões de euros. Investigação da FIA conclui que "não há indícios de má-fé".

A+ / A-

A Red Bull acordou pagar uma multa de sete milhões de euros e reduzir a utilização do túnel de vento durante um ano por ultrapassagem do limite de custos em 2021, anunciou esta sexta a Federação Internacional do Automóvel.

A equipa já campeã mundial aceita, assim, ter quebrado o regulamento de controlo de custos por ter ultrapassado o teto de 145 milhões de euros.

No entanto, esta é considerada uma "infração menor" por o montante gasto em excesso ser inferior a cinco por cento do valor permitido (de acordo com as conclusões da Federação Internacional (FIA), a Red Bull utilizou cerca de 500 mil euros a mais, o que equivale a 0,37 por cento do valor permitido).

Em comunicado, a FIA revela que a escuderia "sempre se mostrou cooperante" com a investigação, fornecendo "todos os elementos solicitados", pelo que, conclui a FIA, "não há indícios de má-fé".

Assim Red Bull aceitou pagar uma multa de sete milhões de euros e sofrer uma Penalização Desportiva Menor, que se traduz numa redução de cerca de 10 por cento no tempo de utilização do túnel de vento para o desenvolvimento do seu monolugar.

A escuderia britânica vai, ainda, assumir todas as custas processuais.

Fica, assim, afastado o espetro de perda de pontos na temporada de 2021, que poderia implicar a perda do título de pilotos para o neerlandês Max Verstappen, conquistado após um duelo com o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) na última corrida da temporada, em Abu Dhabi.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+