Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial de Ralis

Kalle Rovanpera vence Rali da Estónia

17 jul, 2022 - 13:27 • Redação

O piloto finlandês reforça a liderança do Mundial de Ralis. Alcança pontuação máxima na Estónia, com vitória na Power Stage.

A+ / A-

Kalle Rovanpera venceu o Rali da Estónia e aumenta o fosso para a concorrência no Mundial de Ralis. O piloto finlandês da Toyota conquistou, este domingo, a quinta vitória, em sete ralis disputados este ano.

Com mais seis provas no calendário do WRC, Rovanpera está na frente do campeonato com 175 pontos, mais 83 do que o segundo classificado, o belga Thierry Neuville, da Hyundai.

A meio da temporada, Rovanpera prepara-se para conquistar o seu primeiro título mundial e suceder a Sébastien Ogier.

Na Estónia, o finlandês só não dominou a manhã de sexta-feira, em que Elfyn Evans se superiorizou. A partir daí Rovanpera esteve implacável e alcançou, inclusivamente, a pontuação máxima, com a vitória na Power Stage.

Evans, também em Toyota Yaris, foi segundo no Rali, a um minuto do seu companheiro de equipa. Ott Tanak, a correr em casa, completou o pódio. O piloto da Hyundai ficou a quase dois minutos do vencedor, mas dois minutos à frente do seu companheiro de equipa, Thierry Neuville.

O melhor da Ford foi Adrien Formaux, na sétima posição, atrás dos outros dois Yaris: Katsuta foi quinto e Lappi ficou na sexta posição.

A Power Stage, última classificativa do rali, foi abordada com muita cautela pela maior parte dos pilotos, devido ao piso escorregadio.

Rovanpera venceu com 22 segundos de vantagem sobre Evans e levou mais cinco pontos para casa. A Toyota ocupou quatro dos cinco primeiros lugares da Power Stage, com Andreas Mikkelsen a furar o domínio da marca japonesa. O norueguês venceu o Rali da Estónia, na categoria Rally2, e no último troço foi terceiro classificado, com o Skoda Fabia.

No Mundial de Construtores, a Toyota lidera, com 298 pontos. Tem 87 de vantagem sobre a Hyundai.

A próxima paragem do WRC é na Finlândia, com rali marcado de 4 a 7 de agosto.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+