Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente do ACP destaca importância da região Centro para o Rali de Portugal

29 abr, 2022 - 17:00 • Lusa

A 55.ª edição do Rali de Portugal, incluído no calendário do WRC, acontece entre 19 e 22 de maio.

A+ / A-

O presidente do ACP, Carlos Barbosa, realçou, esta sexta-feira, a importância da região Centro na história do Rali de Portugal, o que mais uma vez justifica a escolha de Coimbra para o início da edição da prova deste ano.

"Coimbra merece", disse o líder do Automóvel Clube de Portugal (ACP), numa conferência de imprensa na cidade para apresentação da 55.ª edição do Rali de Portugal, que decorre de 19 a 22 de maio.

No dia 19, às 19h00, a zona de Santa Clara, na margem esquerda do rio Mondego, acolhe a cerimónia da partida da prova e a primeira das três superespeciais incluída na competição automobilística.

"A superespecial em Coimbra vai ser uma coisa extraordinária", afirmou Carlos Barbosa, frisando que o Centro do país foi sempre "uma zona muito boa" do Rali de Portugal.

A superespecial urbana da cidade do Mondego, com um percurso de três quilómetros, começa na avenida João das Regras, onde também termina, depois de os concorrentes cumprirem várias voltas em artérias ligadas à história e à monumentalidade de Coimbra, designadamente o Portugal dos Pequenitos, o Convento de São Francisco e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

No encontro com os jornalistas, no Convento de São Francisco, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, fez votos para que a colaboração da autarquia com o ACP, que organiza o Rali de Portugal, se mantenha por "longos anos", já que os resultados do trabalho conjunto satisfazem as duas partes.

Por sua vez, o vereador do Desporto, Carlos Lopes, disse que o município prevê gastar cerca de 500 mil euros na preparação da festa da partida do Rali, no dia 19 de maio, um montante que carece ainda de aprovação em reunião do executivo de Coimbra.

No mesmo dia, às 24h00, realiza-se na Alta da cidade, na margem direita, a Serenata Monumental, que marca o início do programa da Queima das Fitas dos estudantes de uma das mais antigas universidades do mundo.

Devido à proximidade temporal dos dois eventos, serão adotadas pelas forças de segurança medidas adequadas à situação e, segundo Carlos Lopes, alguns percursos dos transportes públicos serão igualmente alterados pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Também o diretor da prova, Horácio Rodrigues, interveio na sessão, em que estiveram presentes o presidente da Turismo Centro de Coimbra, Pedro Machado, e os presidentes das Câmaras de Lousã (Luís Antunes), Góis (Rui Sampaio) e Arganil (Luís Paulo Costa), concelhos do distrito de Coimbra que serão percorridos pelos cerca de 100 carros que este ano disputam o Rali de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+