Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Mazepin. Piloto russo cria fundação de apoio a atletas penalizados pelas sanções

09 mar, 2022 - 13:25 • Redação com Lusa

O piloto de Fórmula 1 foi dispensado, unilateralmente, pela Haas devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

A+ / A-

O piloto russo de Fórmula 1 Nikita Mazepin, dispensado pela Haas devido à invasão da Rússia à Ucrânia, anunciou, esta quarta-feira, a criação de uma fundação para apoiar atletas vítimas destas tomadas de posição.

"Vai dedicar-se a ajudar os desportistas que percam a possibilidade de competir ao mais alto nível por razões políticas, independentes da sua vontade. Será financiada pela Uralkali, recorrendo ao dinheiro previsto para a época de Fórmula 1", explicou, referindo-se à empresa do pai, que o patrocina, uma produtora de fertilizantes de potássio.

Mazepin, com 23 anos, é filho de Dmitri Mazepin, dono da Uralkali, forte exportador a nível internacional, e um dos principais oligarcas russos.

A Haas rescindiu contrato unilateralmente com Nikita Mazepin no sábado. O russo esteve na Fórmula 1 apenas em 2021, acompanhado pelo patrocínio na Uralkali, sem somar um único ponto.

Mazepin reagiu nas redes sociais e mostrou-se "muito desiludido" por ter visto o seu contrato rescindido. O piloto disse que todas as suas sugestões e propostas "foram completamente ignoradas nesta decisão unilateral".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+