Tempo
|
A+ / A-

Fórmula 1. Morreu Sir Frank Williams

28 nov, 2021 - 14:37 • Redação

Tetraplégico desde 1986, o empresário britânico é o fundador da equipa Williams, de Fórmula 1. Morreu aos 79 anos.

A+ / A-

O empresário britânico Sir Frank Williams, fundador da equipa de Fórmula 1 Williams, morreu este domingo, aos 79 anos.

"É com grande tristeza que, da parte da família Williams, a equipa pode confirmar a morte de Sir Frank Williams, fundador e ex-diretor da Williams Racing, aos 79 anos", pode ler-se no Twitter oficial da Williams.

Oriundo de um meio modesto, Frank Williams andou até aos 17 anos num colégio interno, onde a maior parte dos amigos eram abastados. Aí se apaixonou pela velocidade, porém, apesar de ainda ter tentado, cedo percebeu que a sua vocação não era ser piloto. Juntou dinheiro através de vários esquemas e, em 1977, fundou a Williams Grand Prix Engineering Limited, que hoje em dia corre apenas como Williams Racing.

A primeira vitória surgiu em 1079, em Silverstone, que fica a cerca de uma hora de carro da fábrica da equipa, em Grove. Os primeiros campeonatos, de pilotos e de construtores, apareceram em 1980.

No dia 8 de março de 1986, após um dia de testes no circuito francês de Paul Ricard, nos arredores de Marselha, Frank Williams despistou-se ao volante de um automóvel, quando, segundo o próprio, conduzia "como um louco". Uma fratura entre a quarta e a quinta vértebras cervicais deixou-o paralisado do pescoço para baixo. Os médicos ainda chegaram a sugerir que as máquinas fossem desligadas, mas a mulher, Virginia Williams, recusou e transferiu-o para Inglaterra, onde conseguiu recuperar.

Em julho de 1986, mais uma vez em Silverstone, voltou ao comando da Williams. Era considerado o tetraplégico mais longevo do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+