Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fim de uma era. "Il Dottore" Valentino Rossi deixa o MotoGP

05 ago, 2021 - 16:14 • Redação

É o ponto final de uma carreira de 25 anos. O italiano preencheu o imaginário de muitos dos pilotos que hoje estão na grelha do MotoGP.

A+ / A-

Valentino Rossi anunciou, esta quinta-feira, que deixará o MotoGP no final desta temporada. É o fim de uma carreira de 25 anos, recheada com nove títulos de campeão do mundo.

"Decidi parar no final da época. Infelizmente esta será a minha temporada final como piloto de MotoGP. É difícil, é um momento muito triste, porque sei que no próximo ano não estarei a competir com uma moto. Penso que fiz isso durante uns 30 anos", declarou "Il Dottore", em conferência de imprensa, na Áustria, antes do GP da Estíria que se corre este fim de semana.

Foto: Davide Gennari/EPA
Foto: Davide Gennari/EPA
Foto: Manuel Bruque/EPA
Foto: Manuel Bruque/EPA
Foto: Nicolas Aguilera/EPA
Foto: Nicolas Aguilera/EPA
Foto: DR
Foto: DR
Foto: Reuters/Pedro Nunes
Foto: Reuters/Pedro Nunes
Foto: Vincent Jannink/EPA
Foto: Vincent Jannink/EPA
Foto: Reuters/Matthias Rietschel
Foto: Reuters/Matthias Rietschel
Foto: Vincent Jannink/EPA
Foto: Vincent Jannink/EPA
Foto: Manuel Bruque/EPA
Foto: Manuel Bruque/EPA
Foto: Manuel Bruque/EPA
Foto: Manuel Bruque/EPA
Foto: Kimimasa Mayama/EPA
Foto: Kimimasa Mayama/EPA

Rossi é o único piloto na história que venceu títulos nas três categorias do Mundial de Motociclismo. A história começou em 1996, quando, aos 17 anos, se estreou com uma Aprilia 125 em Sepang, na Malásia. A primeira vez que subiu ao pódio foi nessa temporada, no GP da Áustria. A primeira vitória, duas semanas depois do primeiro pódio, na República Checa.

Foi campeão do mundo de 125cc, equivalente atualmente à categoria de Moto3, em 1997. Foi promovido às 250cc, categoria equivalente a Moto2 na atualidade, e foi campeão do mundo em 1999.

Chegou à categoria rainha, então 500cc, em 2000, pela Honda. A sua primeira vitória aconteceu nesse mesmo ano em Donington e o primeiro título mundial em 2001, com 11 triunfos, em 16 corridas.

Em 2002, no início da era MotoGP, "Il Dottore" revalidou o título. Despediu-se da Honda em 2003, também como campeão do mundo. Mudou-se para a Yamaha em 2004 e manteve o registo, com dois títulos consecutivos, a que juntaria mais dois, em 2008 e 2009.

De então para cá, o piloto de Urbino ainda foi três vezes vice-campeão mundial, sempre com Marc Márquez à sua frente.

Nas últimas épocas Rossi tem perdido o fulgor de outros tempos. A última vitória aconteceu a 25 de junho de 2017, em Assen, na Holanda. Em 2020, terminou o campeonato no 15.º lugar, a sua pior posição de sempre e a única fora do "top-10".

Esta época, depois de deixar a equipa oficial da Yamaha e se ter juntado à privada Petronas, Rossi segue no 19.º lugar do Mundial de MotoGP.

O italiano, de 42 anos, vai completar todas as corridas, até ao final do ano, aos comandos da Yamaha da Petronas, antes de se concentrar em gerir a sua nova equipa de MotoGP, a Aramco Racing Team VR46. A Aramco tem contrato de três temporadas com a Ducati.

"A minha vida vai mudar no próximo ano, mas foi fantástico. Foi um jornada muito longa e foi muito divertido. Levo momentos inesquecíveis com todos os que trabalharam comigo. Não tenho muito mais a dizer. Apenas isto", travou Rossi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+