Tempo
|
A+ / A-

Mundial de MotoGP arranca a 19 de julho em Jerez de la Frontera

11 jun, 2020 - 12:47 • Lusa

Campeonato resumido, para já, a 13 corridas, todas na Europa. Miguel Oliveira já prepara regresso com a sua KTM.

A+ / A-

O Mundial de MotoGP de 2020 vai começar a 19 de julho no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, em Espanha, sem a alternativa de Portugal no calendário revisto do campeonato de velocidade de motociclismo, anunciado, esta quinta-feira, pela Dorna.

A empresa promotora do campeonato anunciou, para já, a realização de 13 provas, todas em solo europeu, cinco das quais em formato de jornadas duplas.

O campeonato do mundo de velocidade em motociclismo arranca, assim, a 19 de julho, em Jerez de la Frontera, circuito que acolhe a segunda ronda, uma semana mais tarde.

A 9 de agosto é a vez de Brno, na República Checa, receber a terceira jornada, seguindo-se a Áustria, em 16 e 23 de agosto, no Red Bull Ring de Spielberg. O circuito austríaco também recebe duas corridas do Mundial de Fórmula 1.

São Marino, a 13 e 20 de setembro, acolhe as sexta e sétima jornadas, no circuito de Misano. O campeonato segue depois para a Catalunha (Espanha), a 27 de setembro, e Le Mans (França), a 11 de outubro.

O Motorland de Aragão (Espanha) recebe duas corridas, a 18 e 25 de outubro e o campeonato encerra em Valência (Espanha), com nova jornada dupla, a 8 e 15 de novembro.

Porvas canceladas e outras em suspenso

Os Grandes Prémios das Américas (Estados Unidos), Argentina, Tailândia e Malásia carecem ainda de confirmação, que o promotor do campeonato pretende dar para antes de 31 de julho.

O campeonato não terá mais de 17 eventos, incluindo o já realizado (nas categorias de Moto2 e Moto3) GP do Catar. Isto significa que pelo menos uma das corridas previstas não será realizada.

Já tinham sido canceladas as corridas dos Países Baixos, Finlândia, Alemanha, Grã-Bretanha, Austrália, Japão e Itália.

O Autódromo Internacional do Algarve estava de reserva para acolher uma prova em caso de necessidade, mas o presidente da Federação Internacional de Motociclismo, Jorge Viegas, explicou à Lusa, em 29 de maio, que necessita, ainda, de algumas intervenções por questões de segurança, pelo que este ano seria pouco provável que Portugal pudesse integrar o Mundial.

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) vai cumprir em 2020 a segunda temporada em MotoGP, a classe ‘rainha’ do Mundial de velocidade de motociclismo, depois de ter sido 17.º classificado em 2019, com um total de 33 pontos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+