Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Merecem a convocatória". Ricardo Velho e Samuel Costa em estreia na seleção nacional

04 out, 2024 - 12:32 • Redação

Guarda-redes do Farense e médio do Maiorca são as grandes novidades. Cancelo, Conceição e Otávio estão de volta, Tiago Santos, José Sá, Pote e Quenda ficam de fora.

A+ / A-

O guarda-redes Ricardo Velho, do Farense, e o médio Samuel Costa, do Maiorca, são as grandes novidades da convocatória de Roberto Martínez para os próximos dois jogos da seleção nacional.

Velho substitui José Sá na lista de convocados, guarda-redes que perdeu a titularidade no Wolverhampton.

"É a prova que o trabalho, dedicação, esforço podem levar qualquer jogador à seleção nacional. Sonhar faz parte do caminho. O Ricardo está consistentemente a jogar na I Liga a um muito bom nível, merece a convocatória", avaliou o selecionador.

Na defesa, destaque para o regresso de João Cancelo, que ocupa o lugar de Tiago Santos. No meio-campo, Otávio e Samuel Costa juntam-se à lista. Na frente de ataque, saem Pedro Gonçalves (lesionado) e Geovany Quenda, regressa Francisco Conceição.

"Acompanhei o Samu nos sub-21, tem caminhada nas seleções de formação. Ele tem um perfil muito interessante e que não temos. Muita energia, taticamente muito inteligente. Depois, é de pé esquerdo e não temos ninguém no meio-campo que pode equilibrar e canhoto. Foi acompanhado muitos meses, merece a oportunidade", explicou.

Tiago Santos e Quenda saem da lista anterior. Ambos não se estrearam e agora ficam fora.

"Os dois estão num processo de evolução e formação muito interessante. Faz parte, não queremos queimar etapas. Tiago e Quenda podem ter uma experiência agora nos sub-21, apurar para esse torneio", explicou.

Os dois jogos da seleção são separados por 72 horas e, nesse sentido, Martínez decidiu alargar a lista para 26: "A prova tem muita exigência, os jogadores não têm mil minutos. Precisamos de jogadores para ter competitividade nos treinos e nos jogos. Em setembro, perdemos um jogador depois do primeiro jogo e não faz sentido chamar nessa situação. Vamos trabalhar fora, 26 jogadores dá flexibilidade".

António Silva mantém a confiança de Roberto Martínez e o selecionador falou de Tomás Araújo e Eduardo Quaresma.

"O Tomás está a ter um começo de época espetacular, mas não queremos queimar etapas. Ele pode ter um estágio importante nos sub-21. O António Silva tem já muita experiência, parece-nos determinante para a escolha para este estágio. O Quaresma também tem oportunidade de jogar nos sub-21", atira.

O selecionador nacional deixou ainda uma lista de jogadores que "estão a bater à porta da seleção": Gedson (Besiktas), Florentino (Benfica), Quaresma (Sporting), Handel (Vitória SC), Moura (FC Porto).

Gonçalo Inácio poderá ainda ser dispensado. Falhará o jogo contra o Casa Pia pelo Sporting e Martínez deixa a decisão para a próxima semana: "A relação entre departamento médicos é exemplar. Tínhamos a dúvida do Gonçalo, teve problema com o Lille para a Champions e voltou. Vamos avaliar o jogador na segunda-feira e depois é uma decisão médica".

A seleção nacional vai até à Polónia (12 de outubro) e Escócia (15 de outubro) para a fase de grupos da Liga das Nações, prova que arrancou com triunfos, em casa, contra Croácia e Escócia.

Os 26 convocados

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Ricardo Velho (Farense) e Rui Silva (Bétis);

Defesas: Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Renato Veiga (Chelsea), Gonçalo Inácio (Sporting), João Cancelo (Al Hilal), Diogo Dalot (Manchester United), Nuno Mendes (PSG) e Nélson Semedo (Wolverhampton);

Médios: João Palhinha (Bayern), João Neves (PSG), Otávio (Al-Nassr), Samuel Costa (Maiorca), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Man. United), Bernardo Silva (Man. City) e Rúben Neves (Al Hilal);

Avançados: Francisco Trincão (Sporting), João Félix (Chelsea), Rafael Leão (Milan), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Diogo Jota (Liverpool).

[Atualizado às 13h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+