18 jul, 2024 - 11:10 • Inês Braga Sampaio
Portugal cai do sexto para o oitavo lugar do "ranking" FIFA de seleções masculinas, após o Euro 2024, na atualização desta quinta-feira.
A equipa das quinas, que foi eliminada nos quartos de final, com registo de três vitórias - Chéquia, Turquia e Eslovénia - e duas derrotas - Geórgia e França -, perdeu 5,61 pontos e soma, agora, um total de 1741,43.
O grande salto pertence à Espanha, nova campeã da Europa, que escalou cinco lugares, até à terceira posição. A finalista vencida, a Inglaterra, subiu um lugar e é, agora, a quarta classificada da hierarquia mundial.
A Argentina, vencedora da Copa América, mantém-se na liderança, perseguida pela França, semifinalista do Euro (perdeu, precisamente, com a Espanha).
O Brasil desce a quinto e a Bélgica cai de terceira para sexta colocada. A Colômbia, finalista vencida da Copa América, entra para o "top-10" pela primeira vez desde outubro de 2020, para a nona posição.
Dos adversários que Portugal defrontou no Euro 2024, além da França, nota para as subidas da Geórgia para 70.ª, da Eslovénia para 52.ª e da Turquia para 26.ª, e da queda da Chéquia para o 47.º posto.