15 set, 2023 - 12:07
Renovação na primeira lista de Francisco Neto após o Mundial, para a estreia da seleção feminina na Liga das Nações, com seis caras novas em relação às que estiveram na Austrália e na Nova Zelândia.
As grandes surpresas da lista de 25 nomes são duas jogadoras que atuam nos Estados Unidos da América: a guarda-redes luso-canadiana Sierra Cota-Yarde, de 20 anos, do Arkansas Razorbacks, e a avançada luso-americana Nádia Gomes, de 26 anos, do San Francisco Glens.
No caso de Cota-Yarde, é uma estreia na seleção AA, depois de já ter representado Portugal nos escalões sub-19 e sub-23. Para Gomes, trata-se de um regresso, ao fim de cinco anos: a avançada somou duas internacionalizações e um golo na Algarve Cup de 2018.
Em relação ao Mundial, o selecionador muda quatro jogadoras e acrescenta duas. Saem Rute Costa, Sílvia Rebelo e Carolina Mendes, por opção, e Jéssica Silva, devido a lesão. Entram Cota-Yarde e Gomes, além de Bruna Lourenço, central do Sporting, Andreia Faria, média do Benfica, Joana Martins, média do Sporting, e a avançada Ana Dias.
Portugal vai estrear-se na primeira edição da Liga das Nações no terreno da França, a 22 de setembro, sexta-feira, às 20h10. No dia 26, a partir das 18h15, recebe a Noruega, no Estádio Cidade de Barcelos.
Guarda-redes: Inês Pereira, Patrícia Morais, Sierra Cota-Yarde;
Defesas: Ana Seiça, Ana Borges, Bruna Lourenço, Carole Costa, Catarina Amado, Diana Gomes, Lúcia Alves, Joana Marchão;
Médias: Andreia Faria, Ana Rute, Andreia Norton, Andreia Jacinto, Dolores Silva, Fátima Pinto, Kika Nazareth, Joana Martins, Tatiana Pinto;
Avançadas: Ana Capeta, Ana Dias, Diana Silva, Nádia Gomes e Telma Encarnação.