Tempo
|
A+ / A-

Celton Biai focado no Europeu sub-21 após época de estreias

08 jun, 2023 - 14:04 • Lusa

Guarda-redes do Vitória de Guimarães aponta à conquista da prova, apesar de reconhecer a dificuldade da tarefa.

A+ / A-

O guarda-redes Celton Biai garante que “o foco está no Europeu” sub-21 e mostra-se entusiasmado por marcar presença na competição, após uma temporada muito bem conseguida.

Celton Biai cumpre uma temporada muito especial a nível individual. No espaço de poucas semanas, estreou-se na I Liga, em estágios da seleção principal de Portugal e, agora, prepara-se para participar no Europeu de sub-21, que se realiza na Geórgia e Roménia, entre 21 de junho e 8 de julho.

Num cenário idílico, o guarda-redes pode juntar a esses marcos um título europeu sub-21 na mesma época, algo que o motiva, mas não o faz perder o foco.

“Dizendo as coisas assim, acho que sim [que seria uma época ao alcance de poucos futebolistas], mas agora o foco está no Europeu. A época ainda não acabou para mim e acho que o balanço da época é apenas fruto do meu trabalho,” destacou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Celton Biai elogiou também a competência existente nas opções para o posto específico que ocupa, referindo-se a Samuel Soares e Francisco Meixedo, que oferecem também todas as garantias à baliza nacional.

“Acho que a este nível sub-21, se formos olhar para todas as seleções, acho que todos estes jogadores, que trabalham a este nível como é o nosso caso, acho que sim, que traz muita segurança à equipa, como podemos ver pois fomos os escolhidos pelo treinador”, constatou.

Apesar da forte concorrência que se espera pelo lugar de guarda-redes da seleção portuguesa de sub-21 de futebol, o jovem guardião assegurou não existir qualquer tipo de rivalidade numa disputa saudável e em prol do êxito da equipa.

“A luta aqui não é pela baliza. O foco dos três aqui – falo aqui por mim, mas de certeza que é também o mesmo objetivo dos meus colegas – é ajudar o grupo nesta competição”, indicou.

O guarda-redes, que alinha no Vitória de Guimarães, mostrou-se contido no seu discurso, mas sem mostrar dúvidas sobre as intenções de Portugal para o Europeu, apontando à conquista da prova apesar de reconhecer a dificuldade da tarefa.

“É claro que o objetivo é sempre ganhar o Europeu, mas para isso precisamos de pensar jogo a jogo, o objetivo é esse. Jogo a jogo, vamos pensar em ir mais longe”, propôs o guardião para que Portugal possa ultrapassar a forte concorrência que irá enfrentar pelo título europeu do escalão.

Celton Biai faz parte do lote de atletas mais experientes entre os eleitos do selecionador Rui Jorge para a equipa nacional sub-21, em função dos dez jogos realizados pela equipa principal do Vitória de Guimarães e, em especial, pelas 35 internacionalizações acumuladas nos vários escalões de formação.

Por conseguinte, não fica intranquilo com um momento tão importante, que poderá definir o próximo passo da sua carreira.

“Pode ser uma ajuda, mas acho que irei pensar nisso apenas depois do Europeu”, concluiu.

A 24.ª edição do Campeonato da Europa de sub-21 vai ser disputada em três cidades da Geórgia e duas da Roménia, de 21 de junho a 8 de julho. Portugal procura o primeiro êxito nesta categoria, após as derrotas nas finais de 1994, 2015 e 2021.

A equipa das quinas cumprirá os três desafios do Grupo A na capital da Geórgia, Tbilisi, sempre às 17h00: defronta os anfitriões, que se estreiam na prova (21 de junho), os Países Baixos (24), campeões em 2006 e 2007, e a Bélgica (27).

Portugal precisa de terminar numa das duas primeiras posições do grupo para aceder à fase seguinte.

Em disputa vão estar ainda três vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, das quais se excluem a França, apurada automaticamente como anfitriã, e a Inglaterra, inelegível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+