Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Neves chamado ao Campeonato da Europa de sub-21

31 mai, 2023 - 12:31 • Redação

Rui Jorge convocou 25 jogadores. Terá de cortar dois antes do início da prova. O Europeu decorre na Roménia e na Geórgia, entre 21 de junho e 8 de julho.

A+ / A-

João Neves é o nome em maior destaque na convocatória de Rui Jorge para a fase final do Campeonato da Europa de sub-21, que se realiza entre 21 de junho e 8 de julho, na Geórgia e na Roménia.

O médio do Benfica, de 19 anos, salta uma etapa nas seleções nacionais, como também já aconteceu no clube.

"É um jogador de qualidade, que está num patamar de exigência muito grande e mostra que está à altura desse patamar a que está no Benfica. As suas prestações fizeram-no estar aqui nesta altura. Já o conhecemos há algum tempo, mas entendemos que estar é a altura certa para estar connosco", explica Rui Jorge.

O selecionador considera que João Neves tem capacidade para estar neste contexto, mas alerta que terá de o mostrar, porque "é difícil entrar neste grupo e na equipa".

Rui Jorge chamou 25 jogadores para o Europeu, mas terá de cortar dois nomes. O treinador justifica o excesso nesta fase de preparação com as dúvidas sobre a condição física de alguns atletas e como precaução para alguma surpresa de última hora.

"Temos três jogadores - o Francisco Conceição, Afonso Sousa e o Fábio Vieira - que tiveram alguns problemas físicos nos últimos tempos. É um período complicado, porque há muitos jogadores a entrar de férias e não queremos, caso seja necessário recorrer a outro jogadores, chamá-los sem ritmo", observa o treinador.

Rui Jorge falou ainda da ausência de alguns nomes que poderiam nesta convocatória, como Gonçalo Inácio, António Silva, Vitinha, Gonçalo Ramos que estão na seleção principal, dizendo que esse facto, o de estarem com Roberto Martínez, é justificação suficiente para não contar com eles.

O selecionador esclareceu, por fim, que João Mário, do FC Porto, Tomás Esteves, do Siena, e Tiago Djaló, do Lille, não entram nas opções, devido a problemas físicos.

Portugal tenta, pela primeira vez, conquistar o título europeu de sub-21. Portugal integra o grupo A deste Europeu e vai jogar as três partidas em Tbilisi, na Geórgia, sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da seleção local.

O segundo encontro, frente aos Países Baixos, é a 24 de junho. O terceiro desafio desta fase de grupos será diante da Bélgica, no dia 27 de junho. Todos os encontros serão disputados às 17h00..

Lista de convocados

Guarda-redes: Celton Biai, Meixedo Samuel Soares

Defesas: Penetra, Nuno Tavares, Tomás Araújo, André Amaro, Bernardo Vital, Tomás Tavares, Leonardo Lelo

Médios: Vasco Sousa, André Almeida, João Neves, David Costa, Fábio Vieira, Zé Carlos, Paulo Bernardo, Samuel Costa, Afonso Sousa, Tiago Dantas

Avançados: Fábio Silva, Francisco Conceição, Henrique Araújo, Pedro Neto e Vitinha.

Declarações de Rui Jorge na conferência de imprensa de anúncio da convocatória:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+