Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conheça as convocadas de Portugal para o Mundial feminino

30 mai, 2023 - 17:00 • Inês Braga Sampaio

Ana Rute ganha a corrida a Vanessa Marques, numa lista que mantém o núcleo duro de Francisco Neto. O Mundial realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.

A+ / A-

O selecionador nacional divulgou, esta terça-feira, a lista de convocadas para o Mundial 2023, em que Portugal participará de forma inédita.

A lista tem apenas uma semi surpresa, com a ultrapassagem da média Ana Rute, do Sporting de Braga, à colega Vanessa Marques. As duas são presença habitual nas convocatórias de Francisco Neto, que costumam ser de 25 jogadoras. Face à obrigação de riscar dois nomes - a FIFA só permite convocatórias de 23 elementos, ao contrário do que aconteceu para o Mundial masculino -, o selecionador preteriu a "17" minhota e excluiu a vaga que, habitualmente, é dedicada a experiências.

Trata-se apenas de uma semi surpresa, no entanto, como referido, uma vez que Ana Rute ganhou o lugar a Vanessa Marques no Braga.

De resto, mantém-se o núcleo duro de Francisco Neto, conhecido por fazer muito poucas alterações - se alguma - nas convocatórias.

Ainda assim, o selecionador alerta que "tem sido cada vez mais difícil" elaborar convocatórias, devido à crescente qualidade: "Temos tido sempre muitas e cada vez mais discussões para fechar as listas finais."

O selecionador revelou, ainda, que mais duas jogadoras serão chamadas para integrar os trabalhos da equipa até ao Mundial.

"Faz sentido, em função do momento da época, da viagem e do tempo de adaptação, ter duas jogadoras connosco. Serão anunciadas durante a semana. Estarão connosco a fazer toda a preparação", explica.

Portugal partilha o grupo E com Estados Unidos, campeãs do mundo, Países Baixos, vice-campeãs, e Vietname. O Mundial realiza-se entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.

Convocadas de Portugal:


Guarda-redes:
Rute Costa (Benfica), Inês Pereira (Servette, Suíça), Patrícia Morais (Braga);

Defesas: Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha, Espanha), Joana Marchão (Parma, Itália), Lúcia Alves (Benfica), Sílvia Rebelo (Benfica);

Médias: Ana Rute (SC Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad, Espanha), Dolores Silva (Braga), Fátima Pinto (Alavés), Kika Nazareth (Benfica), Tatiana Pinto (Levante, Espanha);

Avançadas: Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Braga), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica) e Telma Encarnação (Marítimo).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+