Tempo
|
A+ / A-

Roberto Martinez. “Passo a passo podemos sonhar juntos”

22 mai, 2023 - 18:43 • Redação

O selecionador nacional participou na conferência Bola Branca, da Renascença.

A+ / A-

O selecionador Roberto Martinez acredita que Portugal pode voltar a vencer uma grande competição internacional.

“Podemos vencer, mas precisamos de nos qualificar primeiro. Temos de ter tempo para crescer, mas temos jogadores no máximo. Passo a passo podemos sonhar juntos. É importante ter objetivos claros e o bom trabalho leva a ganhar”, disse.

Na conferência Bola Branca, Martinez reforçou que está muito satisfeito com os jogadores que tem visto e convocou.

“Senti responsabilidade e compromisso por parte dos jogadores, podemos fazer equipa muito competitiva, mas as margens [de ganhar Euro ou Mundial] são pequenas”, acrescentou. "O compromisso foi o que mais me surpreendeu. Trabalhei muito para fazer a primeira lista, tive 35 jogadores e não foi fácil. Não acho que posso tomar uma decisão no escritório, tem de ser no balneário e no campo. Em março houve muito compromisso e um ambiente familiar. Não esperava tanto compromisso. Os nossos jogadores jogam a uma intensidade grande nos clubes e quando chegam à Seleção, vê-se a pessoa. Os nossos jogadores adoram jogar na Seleção."

O técnico espanhol reforça que “o importante é criar um ambiente de alto rendimento em que todos os jogadores são importantes, não só os do 11 inicial. É isso que faz a diferença num balneário ganhador”.

Roberto Martinez não tem dúvidas: “Grande segredo do talento de Portugal é a formação dos nossos jogadores. Temos 82 jogadores nas cinco grandes ligas europeias. Jogador português é competitivo”.

Por isso, “temos a possibilidade de ter uma equipa muito competitiva. As equipas ganhadoras precisam de experiência, mas também precisamos de jogadores jovens que têm sonhos”.

Já sobre o dérbi, entre Sporting e Benfica, Martinez elogiou João Neves "e o jogo fantástico" das duas equipas. "Uma equipa como o Sporting que joga taticamente ao mais alto nível e uma equipa como o Benfica que nunca pára. Desfrutei muito do jogo. Foi um jogo de alto rendimento", referiu.

Em relação ao futebol feminino, mais elogios: "É um exemplo muito bonito. O Francisco Neto e a sua equipa técnica fizeram um trabaho fantástico. É muito bom ver uma equipa crescer em todos os níveis. É um momento chave uma equipa portuguesa preparar-se para um Mundial. Portugal tem um futuro muito grande no futebol feminino."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+