Tempo
|
A+ / A-

Wilson Eduardo e os assobios a João Mário. "Adeptos colocaram o clube acima da seleção"

24 mar, 2023 - 12:55 • José Barata com Redação

O mais velho da família Eduardo lamenta os assobios que o médio do Benfica ouviu em Alvalade, no Portugal-Liechtenstein. No entanto, assegura que episódio não vai afetar o irmão.

A+ / A-

Wilson Eduardo condena os assobios ao irmão João Mário, quando o médio do Benfica entrou em campo no Portugal-Liechtenstein, em Alvalade. Na opinião do mais velho da família Eduardo, os adeptos trocaram a ordem das prioridades no jogo da seleção nacional.

João Mário entrou aos 89 minutos e foi vaiado por parte do público presente no Estádio de Alvalade. Apesar de ser um jogo da seleção nacional, os adeptos do Sporting não esqueceram a controversa transferência do médio para o Benfica, na temporada passada. Em entrevista a Bola Branca, Wilson Eduardo lamenta o episódio.

"É triste, porque os adeptos acabaram por colocar o cube à frente da seleção e à frente da nação, e isso é triste. Vi as declarações do presidente da Federação Portuguesa de Futebol e acredito que o sentimento seja de tristeza. Um jogador que está a representar e a defender o país ser assobiado quando entra não é normal, mas o João Mário está habituado a lidar com isso no clube. Mas é uma situação que não é boa", lamenta.

João Mário não se deixará afetar


Wilson Eduardo garante, no entanto, que isso não afetará a produtividade de João Mário, porque já passou por situações semelhantes:

"Apesar de ser uma situação triste, é algo que não o vai afetar. Já teve situações idênticas no Benfica, como em outros clubes, no estrangeiro, apesar de ser diferente a representar a seleção. Mas o João Mário vai estar bem e tem o apoio dos colegas, que é o mais importante."

Wilson Eduardo recorda que a personalidade do irmão lhe permite manter a tranquilidade nestas situações. De qualquer forma, o médio, de 30 anos, sabe quem deve ouvir para sustentar a sua carreira.

"Ele sempre foi um jogador calmo e que soube lidar com a adversidade. Ontem [quinta-feira] foi mais um episódio, mas nem toda a gente assobiou. Também houve muita gente a apoiar e tenho a certeza que é nisso que ele pega para continuar em frente, ouvir quem esteve a apoiar e não quem esteve a assobiar", assegura o irmão mais velho.

Porque foi assobiado João Mário?


Formado no Sporting - cuja casa é Alvalade -, João Mário assinou pelo Benfica, na temporada passada, depois de ter regressado, por uma época, à "casa-mãe", por empréstimo do Inter de Milão. Os leões fizeram uma proposta para continuar com ele, mas o internacional português optou, ao invés, por rescindir com os italianos e rumar à Luz a custo zero.

O Sporting exige 30 milhões de euros de indemnização, devido a uma cláusula - incluída na transferência do médio de Alvalade para Itália, por 45 milhões de euros, em 2016 - que lhe dava prioridade na contratação de João Mário e que garantia compensação caso ele fosse para um rival.

Os leões consideram que a forma como o jogador rescindiu o vínculo com o Inter para assinar a livre custo com o Benfica foi uma manobra para escapar à cláusula contratual. O caso está entregue na FIFA.

Desde então, João Mário é "persona non grata" entre os adeptos do Sporting, que o assobiaram quando entrou em campo pela seleção nacional. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, reagiu com "incredulidade, tristeza e desagrado" ao episódio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+