Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Daniel Sá

"Promover uma candidatura contra Portugal será mau para a marca Ronaldo"

22 dez, 2022 - 12:55 • José Barata

O presidente do IPAM considera que a ser verdade o apoio de Ronaldo à candidatura da Arábia Saudita, a FPF teria um impacto negativo.

A+ / A-

Seria "mau para a marca Cristiano Ronaldo" caso o capitão da seleção nacional decidisse apoiar uma candidatura rival à portuguesa para a organização do Mundial 2030.

O jornal espanhol "Marca" revela que Ronaldo tem acordo com a Arábia Saudita para ser embaixador de uma candidatura daquele país em conjunto com a Grécia e Egipto para a organização do mundial de 2030. Uma prova em que Portugal já apresentou candidatura à sua organização, juntamente com a Espanha e Ucrânia. Perante este cenário, poderemos estar perante um conflito de interesses entra a FPF e Cristiano Ronaldo.

Sobre o impacto que teria, se a notícia se confirmar, Bola Branca ouviu Daniel Sá, o presidente do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), que considera que seria mau para a marca Ronaldo porque levantaria aos portugueses o sentimento de traição.

"Se considerarmos que a presença de Cristiano Ronaldo no campeonato da Arábia Saudita, indiretamente poderá fazer parte da tentativa de promoção do Mundial de 2030, parece-me legítimo e natural que aconteça. Mas se Ronaldo assumir o papel de embaixador dessa candidatura, poderá danificar a sua marca. Porque promover um Mundial contra Portugal não é seguramente uma boa ação do ponto de vista de marca. Será uma espécie de traição, e ainda mais numa candidatura que terá pouca probabilidade de sucesso", assegura.

Daniel Sá avisa que os portugueses não iriam deixar passar em claro uma situação que iria contra o apoio que Ronaldo sempre deu a Portugal.

"O nível de traição iria variar de pessoa para pessoa, mas não tenho dúvida que não houvesse um único português que não achasse pelo menos má a iniciativa. Não tem grande sentido, ainda por cima com a história de Ronaldo, que sempre puxou pelo país, e em todos os clubes que passou sempre demostrou que tinha orgulho em se português. Tenho muita dificuldade em acreditar que Ronaldo assuma esse papel de embaixador", afirma.

Por outro lado, o líder do IPAM diz que se Ronaldo apoiar a candidatura e avançar contra Portugal, a Federação iria ter um impacto negativo ao nível internacional.

"A traição não é só vista pelos portugueses, os estrangeiros ao verem uma situação destas terão a mesma opinião. Se a Arábia Saudita ganhasse o direito de organizar o Mundial de 2030 com o apoio intenso de Ronaldo, haveria um desconforto e um impacto muito grande na Federação Portuguesa", assegura.

Ronaldo ainda não abordou o assunto nem desmentiu a notícia, e Daniel Sá entende que o jogador não o deve fazer antes de revelar qual o seu próximo clube.

"Ele não deveria desmentir esta notícia, porque caso contrário, teria de o fazer quase todos os dias, porque quase todos os dias há notícias que são falsas sobre Ronaldo. Compreendo o silêncio neste caso específico e acho que Ronaldo estará preparado para comunicar algo, que será qual o seu próximo clube", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    23 dez, 2022 ILHAVO 15:56
    E que mal viria ao mundo e ao País se a marca "R..." fosse por água abaixo? [Miserável e triste país se for essa a única "marca" que tenha para apresentar!]

Destaques V+