Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2022

Portugal – Uruguai. A história, as contas e a troca de galhardetes

28 nov, 2022 - 06:40 • Carlos Calaveiras

A partida no Qatar está marcada para esta segunda-feira, a partir das 19h00. Terá relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

A+ / A-

A seleção portuguesa defronta, esta segunda-feira, o Uruguai na segunda jornada do Grupo H do Mundial 2022. Em caso de triunfo, a equipa das quinas qualifica-se para a fase seguinte da prova no Qatar.

Reza a lenda que foi uma nau portuguesa a primeira a chegar ao Rio da Prata, que tem a Argentina de um lado e o Uruguai de outro, e que os portugueses da altura tudo fizeram para conquistar uma parte do território. Aliás, terão chegado mesmo a assentar arraias na cidade de Colonia, no Uruguai.

O resto da história é conhecida e não sorriu aos lusitanos do século XVII. Também no futebol, a sorte não tem sorrido aos portugueses, mas também é verdade que os encontros bilaterais dentro das quatro linhas não têm sido muitos.

Certo, certo é que Portugal não derrota o Uruguai há 56 anos, desde 26 de junho de 1966. Era um jogo particular, de preparação para o Mundial de Inglaterra onde os magriços foram felizes com o terceiro lugar. Nesse dia, os comandados de Otto Glória venceram por 3-0, no Jamor, com “hat-trick” de José Torres.

O encontro seguinte repetiu-se em 1972 num torneio, a que chamaram “minicopa”, no Brasil. A equipa, liderada por José Augusto, empatou 1-1, com golo de Jaime Graça.

Reencontram-se as duas equipas, apenas, nos oitavos de final de 2018 na Rússia. Nesse 30 de junho, em Sochi, os sul-americanos levaram a melhor (2-1), com bis de Cavani. Foi a primeira vitória do Uruguai sobre Portugal.

O ponta de lança uruguaio, agora no Valência, continua entre os convocados de Diego Alonso, mas não é certo que, desta vez, seja titular.

Rebobinando, a partida foi equilibrada, com (poucas) oportunidades repartidas, algo quezilenta. Portugal teve mais bola, arriscou mais e ainda empatou por Pepe, mas a eficácia uruguaia foi superior.

A seleção celeste, que tem no currículo dois títulos mundiais (1930 e 1950), tem vários (9) repetentes: Muslera, Caceres, Gimenez, Godin, Vecino, Torreira, Betancur, Suarez e o já citado Cavani.

A bem da verdade, os comandados de Fernando Santos também repetem vários cromos: Rui Patrício, Pepe, Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Mário, Bernardo Silva, André Silva e Cristiano Ronaldo.

Treinadores mostraram respeito pelo adversário

Por falar em CR7, o capitão da equipa das quinas já marcou neste Mundial e tornou-se no primeiro jogador a “picar o ponto” em cinco Mundiais.

Aliás, Cristiano Ronaldo já marca em 13 competições consecutivas: 2004 Euro, 2004 Jogos Olímpicos, 2006 Mundial, 2008 Euro, 2010 Mundial, 2012 Euro, 2014 Mundial, 2016 Euro, 2017 Taça das Confederações, 2018 Mundial, 2019 Liga das Nações, 2020 Euro e 2022 Mundial.

Apesar destes dados impressionantes, ainda falta ao avançado luso ultrapassar os nove golos numa fase final de Eusébio da Silva Ferreira. Cristiano Ronaldo soma oito até agora.

Nas conferências de imprensa na véspera da partida, os dois treinadores mostraram respeito pelo adversário.

Fernando Santos não tem dúvidas: “[O Uruguai] É uma equipa muito forte em termos de qualidade técnica, que sabe muito bem o que quer nos momentos do jogo, que joga bem em ataque rápido e coloca muito bem a bola nas costas dos adversários. Temos de ter muita atenção, porque também chama os adversários com posse e pressiona muito forte. Deixa que o adversário se embale e adormeça, para poder apertar forte. Vai ser um grande jogo novamente."

Já Diego Alonso, selecionador uruguaio, lembra que Portugal “tem uma equipa muito boa, com individualidades muito boas também, e um treinador experiente que soube levar a equipa à conquista de títulos. Jogam juntos há muito tempo e isso faz de Portugal uma equipa perigosa”. Acrescenta ainda: “Portugal tem várias opções, pode jogar em contra-ataque porque tem velocidade ou pode ser dominador porque tem jogo interior. É uma equipa completa”.

Do lado uruguaio há várias caras conhecidas: Coates e Ugarte são titulares no Sporting, Darwin foi estrela do Benfica antes de se mudar para Liverpool e, claro, todo o mundo conhece a dupla Cavani – Suarez.

Feitas as contas, há resultados para todos os gostos: três jogos, uma vitória para cada lado e um empate. O tira-teimas pode surgir já esta segunda-feira no estádio Lusail.

Quanto s onzes prováveis: Portugal está sem Danilo e com Otávio em dúvida. Se já se sabe que regressa Pepe na defesa, após cerca de dois meses fora de jogo, para o lugar do médio dos dragões há várias hipóteses: William ou Vitinha são as duas mais viáveis. E Nuno Mendes? Já terá treinado a 100%, mas é provável que Raphael Guerreiro se mantenha no onze.

Já na equipa celeste, Pellistri vai manter-se? E quem será o parceiro de Darwin na frente?

Em caso de vitória, a equipa das quinas garante desde já o apuramento para os oitavos de final do Mundo, sem necessitar de fazer contas na terceira jornada da fase de grupos. Portugal vem de um triunfo (3-2) sobre o Gana e os seis pontos serão suficientes para seguir em frente. Já o Uruguai empatou 0-0 contra a Coreia do Sul, de Paulo Bento.

A partida terá relato na Renascença, com o enviado especial Carlos Dias, comentários alargados com comentadores antes e depois da partida, e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+