Tempo
|
A+ / A-

Toni Conceição

"Nigéria é o adversário ideal para Portugal preparar jogo com o Gana"

16 nov, 2022 - 12:45 • José Barata

Toni Conceição, antigo selecionador dos Camarões, considera que a equipa das quinas pode retirar boas ilações para a estreia no Mundial, porque a seleção nigeriana joga de forma idêntica à ganesa.

A+ / A-

A Nigéria é um excelente adversário para Portugal preparar o primeiro jogo do Mundial, frente ao Gana.

A ideia é expressa em Bola Branca por Toni Conceição, antigo selecionador dos Camarões, que entende que a equipa orientada por José Peseiro joga de uma forma idêntica à formação daquela que as quinas irá enfrentar na estreia do Campeonato do Mundo.

"Este jogo contra a Nigéria vem num bom momento, porque é uma das melhores seleções africanas, tem excelentes jogadores e tem um futebol um pouco idêntico aquele que a seleção do Gana deverá apresentar contra Portugal. Por isso, Portugal pode habituar-se a um conjunto de situações que irá encontrar no jogo com o Gana. Este jogo vem muito a propósito, e Portugal poderá tirar muitas ilações na partida com a Nigéria", afirma.

A seleção da Nigéria é orientada por José Peseiro, Toni Conceição acredita que Fernando Santos irá receber algumas informações do Gana, dadas pelo selecionador da formação nigeriana.

"Com a experiência e o conhecimento que o José Peseiro já tem do futebol africano, poderá passar algumas informações ao Fernando Santos porque são amigos. Para além disso, José Peseiro não estando no campeonato do mundo, vai querer que Portugal tenha uma boa participação, e vai partilhar o conhecimento com o selecionador português, diria até, que este jogo foi marcado pela boa relação entre eles, e tendo em conta os interesses da seleção portuguesa", considera.

Conhecedor do futebol africano, Toni Conceição avisa os perigos que o Gana vai apresentar contra Portugal na estreia do Mundial.

"A seleção do Gana tem um misto de jogadores com alguma experiência e a irreverência de alguns jovens que se estão a querer afirmar ao nível da seleção. São jogadores com muita qualidade, vão estar na montra do futebol mundial e vão querer aproveitar esta oportunidade. Acredito que Portugal pode e vai vencer o Gana, mas vai encontrar algumas dificuldades, porque enquanto o resultado estiver nivelado, a seleção africana vai ter alma até ao último minuto, e Portugal tem de contar com isso", avisa.

Um dos temas da atualidade é a entrevista de Cristiano Ronaldo com duras criticas ao Manchester United.

Toni Conceição entende que para a seleção o momento destas declarações não foi bom, mas acredita que o avançado vai ter uma boa prestação no Mundial, porque já demonstrou em momentos idênticos que reage de forma positiva.

"Já teve algumas vezes perante muitas críticas, e sempre se impos nesses momentos, através da sua classe e da sua capacidade competitiva. Parece que o Ronaldo precisa destes momentos controversos para ele próprio se motivar. Pode ser um fator de grande motivação para o Ronaldo demonstrar às pessoas que ainda está para durar e que tem muito ainda para dar à seleção. Como português espero que assim seja, porque a seleção precisa de um Ronaldo no seu melhor", conclui.

O Portugal-Nigéria está agendado para as 18h45 desta quinta-feira, tem relato na Renascença e acompanhamento em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+