Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juan Manuel Boselli

"Uruguai e Portugal são favoritos para passar aos 'oitavos' do Mundial"

28 out, 2022 - 09:30 • Rui Viegas

Juan Manuel Boselli, extremo uruguaio do Gil Vicente, antevê o duelo da segunda jornada da fase de grupos do Mundial 2022, no Qatar. Trata-se de um reencontro, após o embate de 2018, que ditou o fim da caminhada portuguesa na Rússia.

A+ / A-

Juan Manuel Boselli espera que o Uruguai se "agigante" frente a Portugal, na segunda jornada do grupo H do Mundial 2022, no Qatar.

Sul-americanos e portugueses defrontam-se dentro de exatamente um mês, no dia 28 de novembro. Em entrevista a Bola Branca, o atacante uruguaio do Gil Vicente lança a participação de ambos os países no torneio, começando por antever um embate "difícil" para ambos.

"Vai ser um jogo difícil. Portugal tem uma grande equipa, mas o Uruguai costuma fazer-se grande em Mundiais, mesmo não sendo favorito. Temos um antecedente recente com Portugal [Mundial 2018] e ganhamos. Apesar de ser um grupo forte, dificil, com quatro boas equipas, Portugal e Uruguai são favoritos a passarem. Não sei se em primeiro ou em segundo, mas são os candidatos", avança o jogador, de 22 anos.

Boselli espera que a história do Mundial da Rússia se repita.

"Sim, para mim seria bom, não tanto para o país onde vivo", atira, por entre sorrisos.

Irmandade luso-uruguaia


Tal como Portugal, o futebol do (pequeno) Uruguai tem uma dimensão que ultrapassa as suas fronteiras. Boselli concorda que há uma proximidade entre lusos e uruguaios em face desta semelhança.

"O Uruguai é um país de três milhões e meio de habitantes. É incrível a quantidade de futebolistas que exporta. Hoje em dia há uruguaios, e de renome, em todo o lado. Pode ser um caso parecido", admite.

Há, então, uma certa irmandade? "Sim, já ouvi falar disso", confessa.

Escolhas estão feitas


Quase chegados a novembro de 2022, o mês do pontapé de saída no Mundial do Qatar, Juan Manuel Boselli está convencido que o grosso das escolhas de ambos os seleccionadores está feita. E com nomes "celestes" bem conhecidos do futebol português na lista de Diego Alonso.

"Creio que o Uruguai vai utilizar o plantel que tem usado recentemente. Jogadores que estão em Portugal, como o Coates ou o Ugarte. Também o Darwin, hoje no Liverpool e que é habitual na seleção", destaca.

O extremo confessa que o tema do Mundial, especialmente o embate Portugal-Uruguai, não passa ao lado do balneário do Gil Vicente.

"Conversámos sobre o resultado provável. Os portugueses dizem que vão ganhar, eu digo que seremos nós", revela, nesta entrevista à Renascença.

O uruguaio admite, ainda, que um dia anseia em chegar à sua seleção.

"No futuro, espero ter essa oportunidade, desde que continue a apresentar um bom rendimento em Portugal, que é uma boa Liga. Para este Mundial falta muito pouco, e não participei em nenhum momento, mas espero ter essa oportunidade mais à frente", finaliza Juan Manuel Boselli.

Portugal estreia-se no Mundial 2022 frente ao Gana, a 24 de novembro, às 16h00. Pode ler aqui a entrevista de Bola Branca a Lawrence Ofori, médio ganês do Moreirense. Quatro dias depois, defronta o Uruguai, às 19h00. No dia 2 de dezembro, às 15h00, mede forças com a Coreia do Sul.

Os três jogos de Portugal na fase de grupos terão relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+