23 set, 2022 - 16:11 • Redação
Fernando Santos, selecionador nacional, revela que Rafa Silva apenas lhe pediu dispensa do estágio da seleção, tendo informado depois a Federação Portuguesa de Futebol da sua retirada em definitivo das escolhas.
Questionado sobre o assunto na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a República Checa, o selecionador garante que tinha uma boa relação com o jogador e respeita a sua decisao.
"Recebi uma comunicação do Rafa que dizia que não estava disponível para integrar o estágio por razões pessoais. Ao treinador, compete respeitar a sua decisão. A partir daí, dei conhecimento à FPF, ele também comunicou à FPF. O que me enviou foi a dispensa do estágio, depois comunicou à FPF a sua indisponibilidade. São as suas razões, o que é mais importante é respeitar a decisão. Sempre tive uma ótima relação com ele, como com todos os jogadores", disse.
Seleção Nacional
O avançado do Benfica retirou-se da seleção nacion(...)
Rafa Silva anunciou a retirada na seleção nacional, num comunicado enviado à agência Lusa na segunda-feira. O avançado de 29 anos estava convocado por Fernando Santos, mas não se vai apresentar.
"Informei hoje o selecionador Fernando Santos e a FPF da minha indisponibilidade para representar a equipa nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos", lê-se na mensagem divulgada pelo jogador.
Rafa, de 29 anos, conta com 25 internacionalizações pela seleção principal, sem qualquer golo apontado.
O avançado do Benfica estreou-se na seleção a 5 de março de 2014, em Leiria, numa vitória por 5-1 num jogo particular frente aos Camarões, sob o comando de Paulo Bento.
Em novembro de 2021, o jornal "Record" noticiou que alegada personalidade complicada e falta de compromisso de Rafa estariam a preocupar a Federação, algo que já vinha a ser noticiado desde o Campeonato da Europa, meses antes, durante o verão. Rafa ainda não tinha sido chamado à seleção deste esta altura.