Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima Pinto

Seleção nacional entrará "com tudo" na decisiva visita à Sérvia

30 ago, 2022 - 18:52

Fátima Pinto tem noção do caráter decisivo do encontro com as balcânicas, a contar para a penúltima jornada da fase de apuramento para o Mundial 2023.

A+ / A-

Fátima Pinto sabe que a presença da seleção nacional no Mundial feminino depende, em larga parte, do resultado frente à Sérvia, na penúltima jornada da fase de qualificação, e promete foco máximo.

Portugal está no terceiro lugar do grupo H de qualificação, a dois pontos da Sérvia, no segundo lugar. Só o segundo classificado acede ao "play-off" de apuramento para o Mundial 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. Em declarações aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Futebol, esta terça-feira, Fátima Pinto, de 26 anos, sublinha que a seleção tem de "entrar em campo sempre com a mentalidade de ganhar".

"A minha mentalidade é sempre a de jogar para ganhar e, para nós, só temos esse resultado possível. Sem pressões, porque todas temos noção de que temos de ganhar”, salienta a média do Alavés, de Espanha.

A Sérvia "vai lutar com todas as armas que tem para conseguir ganhar", mas Portugal também entrará "com tudo". O surpreendente triunfo das balcânicas frente à Alemanha, na ronda anterior, não assusta:

"Estamos preocupadas connosco e sabemos perfeitamente que ganhou 3-2 à Alemanha em casa. É uma equipa muito aguerrida, mas estamos sobretudo preocupadas connosco e queremos a vitória."

Vitória da primeira volta é passado. "Importa é este jogo"


Na primeira volta, Portugal derrotou a Sérvia, em casa, por 3-2. Fátima Pinto lembra que as sérvias tinham "quatro ou cinco baixas importantes" e frisa que "esse jogo já passou e o que importa agora é este".

A Sérvia, descreve a média, é uma seleção "muito organizada", no entanto, a preparação da seleção nacional tem sido focada naquilo que pode fazer, mais do que na ameaça que o adversário representa.

"Temos noção de que [Sérvia] é [uma seleção] muito organizada e temos de olhar para nós. Sabemos da nossa qualidade e queremos impor o nosso jogo", vinca a 71 vezes internacional portuguesa.

Decorridas oito de dez jornadas do Grupo H, Portugal está na terceira posição, com 16 pontos, menos dois do que a Sérvia e a cinco da líder, Alemanha. Para o Mundial, apuram-se diretamente os vencedores dos nove grupos, enquanto os segundos seguem para os "play-offs".

Portugal defronta a Sérvia na sexta-feira, às 19h00, em Belgrado. Segue-se a receção à Turquia, quatro dias depois, a 6 de setembro, em Vizela.

A fase final do Campeonato do Mundo vai disputar-se entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. A seleção nacional tenta o primeiro apuramento da sua história, depois de duas presenças consecutivas em Campeonatos da Europa, em 2017 e em 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+