Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal no Euro 2022

Kika Nazareth: "Temos qualidade para dar e vender, espero que façamos história"

06 jul, 2022 - 09:20 • Pedro Castro Alves

Nova estrela de Portugal sublinha que como a seleção nacional "não há muitas", analisa a rápida evolução na carreira e fala de Jéssica Silva como exemplo e “ajuda fundamental”.

A+ / A-

Kika Nazareth, jogadora do Benfica e internacional portuguesa, quer fazer história no Euro 2022. Consciente das dificuldades que esperam a seleção nacional, a confiança é evidente na atleta, de 19 anos.

“Sabendo das dificuldades, espero um grande Europeu e, sendo o meu primeiro, espero que façamos história”, salienta, em entrevista à Renascença.

Embora o objetivo seja “sempre o mesmo”, ganhar pela seleção, o Campeonato da Europa é uma das maiores competições do mundo, pelo que “o sentimento pode ser um pouco diferente”.

“Acaba por ser um nervosismo bom, que nos dá alguma 'pica'”, descreve.

O Euro 2022, que arranca esta quarta-feira, em Inglaterra, é a estreia de Kika Nazareth em grandes provas internacionais de seleções. A avançada traça como objetivo pessoal marcar um golo, mas “o coletivo está sempre à frente”.

“Claro que era um sonho realizado se marcasse um golo no Euro”, confessa, em Bola Branca. “Podem esperar de nós uma equipa com vontade de ganhar, que vai dar tudo, com personalidade, que vai jogar à Portugal e por Portugal. Uma equipa com confiança, nós temos qualidade para dar e vender, como nós não há muitas”, acrescenta.

Confiança "muito alta" de uma estrela de futuro


Kika Nazareth estreou-se a marcar pela seleção com um bis no primeiro jogo de preparação para a competição, com a Grécia. Os dois golos ajudam a alimentar “uma autoestima muito alta”, mas também uma vontade de estar “sempre ao mais alto nível”.

“Pessoalmente, sei que posso fazer mais. Não em termos de golos, mas a nível de jogo”, reconhece, acrescentando: “Sou árdua comigo própria, muito exigente.”

Para melhorar, a atleta tem tido o apoio de jogadoras “muito mais experientes”, importantes para todas as atletas mais jovens.

Sendo apontada como possível futura estrela da seleção nacional, é natural o paralelismo com a atual figura da equipa das quinas, Jéssica Silva, com quem também partilha balneário no Benfica.

“Dentro de campo, acaba por ser para mim como é para as outras”, começa por explicar. “Fora de campo, para além de boa colega de equipa e que me ajuda muito, é uma pessoa que anima, a mim e a todas, e que é fundamental para a equipa”, adita.

Bom ambiente é receita para sucesso


O grupo de jogadoras da seleção nacional promove um ambiente muito positivo. Kika Nazareth sublinha que “as relações pessoais não devem interferir” com o que acontece dentro de campo, mas confessa que a equipa das quinas “tem a sorte” de “cá fora o ambiente ser bom”.

“Dentro de campo acaba por se notar a alegria, os festejos, a felicidade com que jogamos. Tudo isso acontece fora dos relvados. As pessoas não veem, mas nós sentimos, até porque são muitos dias. É bom haver comunicação e amizade, pelo menos no estágio, porque se vê dentro de campo que nos damos muito bem”, revela.

Evolução e ambição


No espaço de duas épocas, Kika é bicampeã nacional e figura de destaque no clube e na seleção. A atleta reconhece que está a acontecer tudo “muito rápido”, mas “de forma natural” e admite que gosta “da atenção”.

“Quem não gosta de ter atenção? Eu sou uma pessoa muito social, por isso acabo por levar tudo com naturalidade”, explica.

Sem ainda ter “noção da dimensão a que isto poderá chegar”, Kika Nazareth confessa que não pensa muito no futuro, nem traça metas pessoais.

“Não digo que tenha um clube de sonho ou objetivos pessoais específicos. É claro que, a nível coletivo, o máximo é sempre o melhor: um Mundial, um Euro, uma Champions… mas gosto que as coisas aconteçam naturalmente, sem pensar muito no futuro”, completa.

Kika Nazareth representa o Benfica desde 2018. Estreou-se na equipa principal com apenas 16 anos, tendo já conquistado dois campeonatos nacionais e duas taças da Liga. Pela seleção nacional jogou 15 vezes e marcou dois golos.

O primeiro jogo de Portugal está agendado para o dia 9 de julho, sábado, às 17h00, frente à Suíça, no Leigh Sports Village, em Wigan, nos arredores de Manchester.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+