Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seleção Nacional

Fernando Santos orgulhoso com marca redonda. "Quem faz 100 jogos pode fazer 200"

09 jun, 2022 - 22:53 • Redação

Engenheiro chegou aos 100 jogos na seleção nacional e sonha com marca mais alta ainda. "Humildade a mais é presunção", mas faz questão de partilhar o mérito com os jogadores.

A+ / A-

Fernando Santos não é indiferente ao facto de ter alcançado 100 jogos como selecionador nacional e garante que, dependendo da confiança que tem no seu trabalho e dos jogadores, até pode chegar aos 200.

Em conferência de imprensa, após a vitória (2-0) sobre a República Checa, a contar para a Liga das Nações, o selecionador nacional admite que "tem sabor especial" e que espera chegar ainda mais longe:

"Não sou indiferente a estas coisas, mas mais importante é juntar um Mundial a outras grandes alegrias que já demos aos portugueses. (...) O futuro não me pertence. Não sei como será o futuro, sei é que dou sempre o meu melhor. Quem confiasse em mim como confio acreditaria que podia fazer 100 jogos. E pensaria que quem faz 100 pode fazer 200."

Fernando Santos também não se coíbe de reconhecer que chegar aos 100 jogos como selecionador de Portugal é algo que o "enche de orgulho".

"Humildade a mais é presunção, já dizia a minha avó. Vou continuar a fazer o meu trabalho como sempre fiz. Desde os 17 anos que estou no futebol, é uma carreira que me enche de orgulho. Mas isto que está aqui [prémio pelos 100 jogos como selecionador] não é meu", salienta.

Sem os jogadores nada seria igual


O Engenheiro, com obra feita mas de design pouco consensual, partilha os louros com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, pela confiança, e todos os que consigo trabalham.

Acima de tudo, no entanto, partilha o prémio com os jogadores:

"Sem eles, sem os golos deles, a maneira de jogar deles, a criatividade deles, a capacidade deles, não ganhava ou ganhava menos vezes. Se calhar já não estava aqui. Estes meus 100 jogos refletem isso."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+