Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Santos

Liga das Nações deve ser cimento para o Mundial do Qatar

20 mai, 2022 - 13:00 • Redação

Mais do que consolidar jogadores, Fernando Santos pretende que a seleção nacional consolide ideias.

A+ / A-

Mais do que consolidar opções, Fernando Santos pretende "cimentar processos" nos próximos meses para que a seleção nacional se apresente no seu melhor no Mundial, no final do ano.

A Liga das Nações será o campo de ensaio para a consolidação das ideias do selecionador. Muitas delas já apresentadas nos dois jogos do "play-off" de acesso ao Campeonato do Mundo.

"Temos de começar a pensar no Campeonato do Mundo. Não tanto no contexto de jogadores, mas muito naquilo que é cimentar naquilo que fizemos no 'play-off'. Cimentar essas ideias. Mais do que consolidar jogadores, é consolidar processos", sublinha Fernando Santos, na conferência de imprensa em que anunciou a convocatória para os quatro jogos da Liga das Nações marcados para junho.

David Carmo e Ricardo Horta são as grandes novidades nos eleitos, mas o selecionador promove a continuidade de alguns elementos ainda sem grande rotação na equipa, como Vitinha, Otávio, Matheus Nunes ou Rafael Leão. Nomes que tendem a ser efetivos na lista do treinador, que vai sofrendo uma "renovação natural".

"A renovação é natural. O critério é a qualidade, não é a idade", esclarece, não descartando, por exemplo, José Fonte, que falha esta convocatória, depois de ter sido opção para os jogos do "play-off".

A propósito da opção para baliza, depois de ter surpreendido com a promoção de Diogo Costa ao posto de titular, Fernando Santos refora que tem confiança "ilimitada" em Rui Patrício e garante que o guarda-redes da Roma, Diogo Costa e José Sá, chamados para os jogos de junho, "partem os três do zero".

Portugal enfrenta a Espanha, em Sevilha, dia 2 de junho; recebe, em Alvalade, a Suíça, dia 5 de junho, e a República Checa, dia 9; e finaliza esta primeira ronda de jogos da competição no dia 12, em Genebra, de novo, frente à Suíça.

Os últimos dois jogos da fase de grupos da Liga das Nações estão agendados para setembro.

Lista de convocados

Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício;

Defesas: Dalot, Cancelo, Danilo, David Carmo, Domingos Duarte, Pepe, Nuno Mendes e Raphael Guerreiro;

Médios: Moutinho, Palhinha, Rúben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, Vitinha, William Carvalho e Otávio;

Avançados: Gonçalo Guedes, Rafael Leão, Ricardo Horta, André Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+