Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ânsia pela estreia e muita confiança: os condimentos de Portugal para o Euro sub-17

17 mai, 2022 - 12:00 • Carlos Dias com Redação

Rui Manhoso, chefe de missão da seleção nacional em Israel, fala sobre a ausência de José Lima no primeiro jogo, frente à Escócia, e da confiança que a FPF deposita nestes jovens.

A+ / A-

Ansiedade pela estreia e confiança no trabalho desenvolvido. É com este misto de sentimentos que a seleção nacional masculina de sub-17 encara o primeiro jogo no Europeu da categoria, esta terça-feira.

Portugal defronta a Escócia a partir das 18h00, em Lod, em Israel. Em entrevista a Bola Branca, o chefe da comitiva, o diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Rui Manhoso, admite que há um nervoso miudinho natural antes da estreia numa grande competição de seleções.

"Todos estes jogos e os inícios destes torneios têm sempre uma carga especial em relação a todos nós e até aos jovens. De qualquer forma, é notória a boa disposição de toda a equipa. O desejo deles é jogar futebol. Eles já têm uma boa exposição nos seus clubes do que é defender as cores nacionais. Estamos plenamente convictos de que, jogando jogo a jogo, Portugal tem as suas possibilidades. Confiamos em absoluto nos jovens no trabalho que foi feito por eles nas suas equipas, no trabalho que a própria Federação Portuguesa de Futebol tem feito", assinala.

Portugal não terá, no primeiro jogo, a orientação do selecionador, José Lima, que testou positivo à Covid-19 e teve de se afastar da equipa. No entanto, nada abala a confiança que se vive na comitiva portuguesa:

"Foi triste não ter estado com a equipa, mas temos contactado com ele sabemos que, felizmente, a situação está resolvida e, portanto, brevemente estará connosco a acompanhar a equipa. Isto não impede que os técnicos que aqui estão connosco não tenham valor e não tenham toda a dedicação baseada no trabalho que foi feito pelo José Lima e por toda esta equipa. Estamos absolutamente confiantes e conscientes de que de tudo estamos a fazer para que nada falte a esta seleção."

A importância de começar bem


Rui Manhoso acredita que a seleção nacional de sub-17 representará "condignamente" o país e a FPF, que "tem durante todo este tempo demonstrado todo o interesse e empenho para que quem veste a camisola o faça com prazer, alegria e dedicação". A começar pelo primeiro jogo, frente à Escócia, que é imperativo vencer, admite o cheve da comitiva.

"É importantíssimo, este primeiro jogo. Para eles [jogadores], para acalmarem o seu estado psicológico, e para nós, para começarmos, efetivamente, com o pé direito. Não nos podemos dar ao luxo de não jogar bem e não ganhar. Acima de tudo não ganhar, neste torneio, porque é importantíssimo para todos nós. Estamos confiantes de que vamos fazer todos os possíveis para honrar o nome de Portugal", sublinha.

Rui Manhoso espera, portanto, que este seja "um bom início de carreira para estes jovens". Se possível, coroado com um troféu na prateleira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+