Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal substitui Rússia na fase final do Europeu feminino

02 mai, 2022 - 17:50 • Redação

Exclusão da Rússia, devido à guerra na Ucrânia, abre lugar à seleção nacional, que fora eliminada pelas russas no "play-off".

A+ / A-

Portugal vai participar na fase final do Euro 2022 feminino, devido à exclusão da Rússia, na sequência da guerra na Ucrânia.

Em comunicado no site oficial, a UEFA confirma que a Rússia está impedida de participar na prova, que se realizará entre 6 e 31 de julho, em Inglaterra. Entra Portugal, que foi derrotado pela Rússia no "play-off", possibilidade que a Renascença avançara ainda em março.

A seleção nacional fica inserida no Grupo C, juntamente com os Países Baixos, vigentes campeões europeus, a Suécia, atual vice-campeã olímpica, e a Suíça, que em 2017 ficou pela fase de grupos.

Portugal garante, assim, na secretaria, a segunda presença da sua história na fase final do Europeu e de qualquer grande competição. A primeira foi no Euro 2017, em que não passou da fase de grupos. Ficou no quarto lugar do Grupo D, atrás de Inglaterra, Espanha e Escócia.

Num torneio conquistado pelos Países Baixos (depois vice-campeões do mundo), Portugal celebrou a primeira vitória de sempre em fases finais: derrotou a Escócia, por 2-1, com golos de Carolina Mendes (histórico) e Ana Leite. Erin Cuthbert, do Chelsea, marcou para as britânicas.

A Rússia também fica excluída da qualificação para o Mundial 2023, em que Portugal também tenta estar. Além disso, não haverá equipas russas na Liga dos Campeões feminina na temporada 2022/23, a próxima.

[notícia atualizada às 18h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+