Tempo
|
A+ / A-

Portugal fica hoje a conhecer adversários do Mundial 2022

01 abr, 2022 - 00:00 • Redação

A seleção nacional é cabeça de série no sorteio da fase de grupos, que se realiza a partir das 17h00, em Doha, no Qatar. A Renascença acompanhará em direto, em rr.sapo.pt.

A+ / A-

Portugal conhece, esta sexta-feira, a partir das 17h00, os adversários na fase de grupos do Mundial 2022.

A seleção nacional, oitava classificada do "ranking" FIFA, é cabeça de série e está no pote 1 do sorteio, pelo que há já a certeza de que, na primeira fase, não defrontará Qatar (anfitrião) e os restantes apurados do "top-7" da hierarquia mundial: Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra e Espanha.

No pote 2 também há seleções de renome, todas europeias e americanas, entre os oitavo e 16.º lugares do "ranking" FIFA: México, Países Baixos, Dinamarca, Uruguai, Alemanha, Suíça, Estados Unidos e Croácia.

No pote 3 surgem as primeiras seleções asiáticas e africanas que passaram pela qualificação, mas também a Sérvia, que afastou Portugal da vaga de apuramento direto: Senegal, Irão, Japão, Marrocos, Sérvia, Polónia, Coreia do Sul e Tunísia.

O pote 4 ainda tem vários lugares por definir. Para já, conta com Camarões, Canadá, Equador, Arábia Saudita e Gana. Faltam preencher as últimas três vagas, que ficarão fechadas depois da realização do último "play-off" da qualificação europeia e dos "play-offs" intercontinentais.

Na Europa, o País de Gales aguarda, na final, pelo vencedor do jogo entre Escócia e Ucrânia, adiado devido à guerra. Peru, quinto classificado da qualificação sul-americana, vai defrontar o o vencedor do "play-off" asiático, a disputar entre Austrália e Emirados Árabes Unidos. Costa Rica, quarta classificada na América do Norte, Central e Caraíbas, defronta a Nova Zelândia, vencedora da qualificação da Oceânia.

Só há condicionantes continentais


No Mundial 2018, calharam no grupo de Portugal as seleções de Espanha, Marrocos e Irão. Uma combinação impossível em 2022, dado que os espanhóis estão no pote 1, com a equipa das quinas, e Marrocos e Irão estão os dois no pote 3.

Há 30 equipas em prova: o anfitrião Qatar, 13 europeias, cinco africanas, quatro a cinco asiáticas, quatro a cinco sul-americanas, três a quatro norte/centro-americanas e caribenhas, e zero a uma da Oceânia.

O Qatar será, sempre, o cabeça de série do grupo A. Há outras condicionantes em jogo, no sorteio. A FIFA tenta que não haja mais do que uma equipa do mesmo continente (exceto Europa) em cada grupo, que deve ter sempre uma a duas seleções europeias (ou seja, cinco dos oito grupos terão duelos intracontinentais).

O sorteio da fase de grupos realiza-se a partir 17h00, em Doha, no Qatar. Pode acompanhar a cerimónia em direto em rr.sapo.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+