Tempo
|
A+ / A-

Efeméride

​Primeiro jogo da seleção à noite foi há 65 anos

16 jan, 2022 - 08:00 • Pedro Azevedo

Estreia noturna da equipa das quinas foi frente à Irlanda do Norte em Alvalade a 16 de janeiro de 1957. Portugal empatou a um golo.

A+ / A-

A seleção portuguesa jogou pela primeira vez à noite, em território nacional, a 16 de janeiro de 1957, há 65 anos. Um grande acontecimento para a época. A estreia noturna teve lugar no Estádio de Alvalade que havia sido inaugurado em julho do ano anterior.

Na data do primeiro jogo noturno da seleção nacional ainda não havia iluminação elétrica nos estádios do Benfica e do FC Porto. O Estádio da Luz só inaugurou a iluminação a 9 de junho de 1958, enquanto o Estádio das Antas, no Porto, só começou a receber jogos à noite a partir de 3 de setembro de 1962.

O primeiro jogo noturnal da história da equipa das quinas realizou-se no estádio do Sporting, frente à Irlanda do Norte perante cerca de 30 mil espetadores. Numa noite fria, os lugares mais caros tinham aquecimento. Mas a maior parte dos espetadores, sem essa regalia, muniram-se de mantas, gorros, cachecóis e luvas para se protegerem do frio.

O encontro da primeira ronda da fase de qualificação para o Mundial de 1958 terminou empatado a uma bola. O selecionador nacional, Tavares da Silva, escolheu o seguinte 11: Carlos Gomes (Sporting); Virgílio (FC Porto) e Ângelo (Benfica); Pedroto (FC Porto), Passos (Sporting) e Monteiro da Costa (FC Porto); Hernâni (FC Porto), Águas (Benfica), Vasques (Sporting), Coluna (Benfica) e Perdigão (FC Porto).

Vasques foi o autor do golo da equipa portuguesa aos 24 minutos num lance em que o guarda-redes irlandês Harry Gregg foi mal batido. Antes, logo aos seis minutos, Billy Bingham, médio do Sunderland que viria a ser selecionador da Irlanda do Norte nas décadas de 80 e 90, tinha adiantado a equipa do Reino Unido no marcador.

O jogo foi precedido por uma "bronca". Carlos Duarte do FC Porto foi convocado sem estar inscrito na FIFA. Acabou por ser desconvocado por negligência da Federação Portuguesa de Futebol.

A Irlanda do Norte acabou por vencer o grupo de qualificação para o Mundial de 1958. Num grupo de três equipas, a Itália ficou em segundo e Portugal em terceiro. Itália e Portugal falharam esse Mundial de 1958 conquistado pelo Brasil em território sueco.

Faltavam ainda oito anos para a primeira presença portuguesa num Mundial de futebol que viria a ocorrer em 1966 em Inglaterra e com um brilhante terceiro lugar, a melhor classificação de sempre da equipa das quinas na competição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+