Tempo
|
A+ / A-

Seleção Nacional

Francisco Neto prevê jornada "muito perigosa" no arranque da corrida ao Mundial

15 set, 2021 - 10:25 • Redação com Lusa

Turquia e Israel são os primeiros adversários da seleção feminina na corrida ao Campeonato do Mundo de 2023.

A+ / A-

Francisco Neto alerta para as dificuldades que esperam Portugal na fase de apuramento para o Mundial feminino de 2023. O selecionador nacional está ciente do valor das congéneres de Turquia e Israel.

Com a estreia frente à seleção turca marcada para Alanya, na quinta-feira, às 17h00, o técnico da equipa das quinas vincou o crescimento recente destes dois adversários, visível sobretudo ao nível da organização, mas também dos resultados obtidos a nível internacional.

“Turquia e Israel, a jogarem em casa e com o grupo em aberto, vão ser ainda mais difíceis. É o início da época, as equipas não estão no seu melhor e será sempre um duplo compromisso muito perigoso. Temos de respeitar o adversário, saber aquilo que queremos e também a posição que ocupamos”, afirmou Neto, em declarações aos jornalistas.

Francisco Neto recusa assumir favoritismo


Com o atual 30.º lugar no "ranking" FIFA, a seleção portuguesa surge muito à frente de Turquia e Israel, que ocupam apenas o 69.º e 71.º lugares da hierarquia mundial, respetivamente. Sem querer assumir algum tipo de favoritismo, Francisco Neto assegurou que os objetivos estão “bem determinados”, apesar de considerar que, “tanto no futebol masculino como no futebol feminino”, já não existem jogos fáceis.

“A Turquia tem feito sempre golos a quase todas as equipas, é uma equipa muito competitiva, muito agressiva e muito disponível. Israel defende com uma linha de cinco, com muita gente atrás da linha da bola, mas quando tem a bola gosta de sair, gosta de ter a bola e gosta de se expor um bocadinho. Ou seja, são equipas muito organizadas”, resumiu.

Por outro lado, o selecionador relativizou a dupla jornada fora de portas a abrir a qualificação para o Mundial 2023, que terá lugar na Austrália e na Nova Zelândia, e asseverou que Portugal está ciente da missão.

“Sabemos que queremos conquistar os seis pontos, sabemos o que temos de fazer e aquilo que temos de trabalhar antes de lá chegar. Vamos à procura desses seis pontos nesta dupla jornada, sabendo que vamos ter de jogar contra todas as equipas. Não vale a pena agora estarmos aqui a arranjar [desculpas], sabemos sempre a dificuldade”, frisou.

Manter a identidade mesmo com caras novas


A convocatória com 23 jogadoras é, segundo Francisco Neto, um “misto de experiência com a integração de novas jogadoras” que já contam com “muita experiência internacional”. Representa também uma garantia de estabilidade no trabalho da equipa técnica para ser fiel à identidade.

"A ideia de jogo é não abdicar daquilo que temos sido: uma equipa que quer assumir o jogo, que procura ter bola, que consegue dominar ou ter o controlo do jogo, mesmo quando não temos bola, e reconhecer os espaços. O grande segredo é procurar esse equilíbrio entre a ideia de jogo, que para nós é sempre fundamental, mas também conseguir antecipar cenários para passar para os dois jogos que vamos ter", destacou o selecionador.

O Portugal-Turquia, da primeira jornada do Grupo H de apuramento para o Mundial 2023, está marcado para quinta-feira, às 17h00, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+