Tempo
|
A+ / A-

Mundial 2022. Qualificação europeia terá VAR a partir de setembro

05 ago, 2021 - 11:48 • Redação

A tecnologia estará operacional a partir da quarta jornada, em que Portugal defronta a República da Irlanda, no Algarve.

A+ / A-

A UEFA anunciou, esta quinta-feira, que a qualificação europeia para o Mundial 2022, no Qatar, terá videoárbitro (VAR) a partir de setembro.

"O sistema estará operacional a partir da quarta jornada", informa o organismo que rege o futebol europeu, em comunicado no site oficial.

A UEFA recorda que o plano inicial era utilizar o VAR em toda a qualificação. Porém, a implementação da tecnologia foi adiada devido "às complicações logísticas e riscos associados" à pandemia da Covid-19.

"A implementação do VAR, que está a ser organizada pela UEFA, será feita no exterior do estádio da seleção anfitriã, com o uso de carrinhas específicas providenciadas pelos fornecedores de VAR da UEFA", lê-se.

Portugal já precisou do VAR


Portugal está inserido no grupo A de qualificação, com sete pontos, os mesmos da Sérvia. O empate entre os dois líderes foi, precisamente, dos jogos que mais controvérsia causaram, dado que foi eliminado à equipa das quinas um golo que seria válido. No último lance da partida em Belgrado, Cristiano Ronaldo rematou à baliza, no entanto, o árbitro não viu que o corte Stefan Mitrovic tinha sido feito já para lá da linha de golo.

Em terceiro lugar está o Luxemburgo, com três pontos. República da Irlanda e Azerbaijão, ainda sem pontos, ocupam os últimos lugares.

Portugal mede forças, a 1 de setembro, com a República da Irlanda, no Estádio do Algarve, e, a 7 de setembro, com o Azerbaijão, em Baku.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+