Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Fidalgo

"Não faz sentido que se coloque em causa a continuidade de Fernando Santos"

29 jun, 2021 - 13:15 • João Paulo Ribeiro

António Fidalgo recorda aos críticos que o selecionador nacional tem uma taxa de cerca de 70% de vitórias ao comando de Portugal e que conquistou duas grandes competições.

A+ / A-

António Fidalgo, amigo e antigo adjunto do selecionador nacional, não vê razões para se questionar a continuidade de Fernando Santos.

Alvo de muitas críticas após a eliminação do Euro 2020, em que Portugal assinou a pior prestação de sempre, Fernando Santos, com contrato até 2024, continua a ter a confiança da Federação para permanecer no comando técnico da seleção, pelo menos, até ao Mundial 2022.

"Não faz sentido que se coloque em causa a continuidade do Fernando Santos. Principalmente depois da forma inglória como saímos do Europeu e de uma derrota ingrata diante da Bélgica. Toda a gente é livre de ter a sua opinião, mas muitas críticas parecem-me pouco sustentadas", diz o antigo guarda-redes, em entrevista a Bola Branca.

Parte das críticas a Fernando Santos focam-se no facto de, em três Europeus e Mundiais, ter vencido apenas três jogos nos 90 minutos. António Fidalgo, também ex-comentador da Renascença, recorda que o selecionador nacional tem saldo positivo ao comando de Portugal:

"Nos 60 jogos oficiais que Fernando Santos esteve no comando da seleção, conseguiu cerca 70% de vitórias, 25% de empates e menos de 10% de derrotas desde 2014. Daí a minha surpresa por estas críticas."

Mensagem que não terá chegado aos jogadores


António Fidalgo contraria a tese de que houve culpa de Fernando Santos por Portugal não ter conseguido evitar a "chave difícil" do Euro e o jogo com a Bélgica nos oitavos de final, que acabaria por ditar a eliminação.

Críticas referentes aos últimos minutos da partida com a França, a última da fase de grupos, que Portugal empatou por 2-2. Vencendo esse jogo, a seleção nacional teria ficado no primeiro lugar do grupo F.

"Nos minutos finais desse jogo e depois de ter falado com alguém da sua estrutura técnica, Fernando Santos terá sabido o resultado do Alemanha-Hungria. Ele tentou, de forma constante, que a equipa subisse e fosse à procura da vitória, gesticulando bastante. A mensagem não terá chegado lá dentro ou os jogadores já estariam demasiado fatigados para atacarem ainda mais. Foi isso que eu vi", assinala António Fidalgo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Cruz
    30 jun, 2021 Portimão 16:43
    Fernando Santos tal como os selecionadores da França e Alemanha e o actual treinador do Benfica estão completamente ultrapassados em relação ao futebol hoje praticado nalguns clubes com treinadores mais jovens. O futebol moderno para além de uma boa técnica dos jogadores exige muita velocidade de pernas e pensamento. O estudo da geometria é fundamental - se podemos chegar com a bola a um determinado local com um simples passe porque é que utilizamos dois passes e dois jogadores para lá chegar? A triangulação é muito utilizada no futebol mas em excesso. Os jogadores não podem ficar à espera que a bola lhes chegue aos pés; devem procurar os espaços vazios entre adversários para receberem a bola dos colegas mais atrasados. Devem ser evitadas correrias com a bola nos pés, privilegiando trocas de bola rápidas ao primeiro toque. A procura da bola deve ser feita por desmarcação ou por antecipação. Para uma equipa ser completa tem que ter mais do que um rematador de meia distância . Poderia dizer muito mais sobre o assunto mas resolvi apontar apenas aquilo que a seleção não tem nem nunca fará enquanto o Sr Engenheiro continuar à frente dela.
  • Vitor Fontes
    30 jun, 2021 Vila Real 06:34
    Com este treinador metemos nojo a jogar com pena minha pois temos tudo para jogar futebol a sério.
  • Petervlg
    29 jun, 2021 Trofa 13:24
    Fernando Santos é apenas o melhor selecionador, que alguma vez tivemos.
  • Ultrapassado
    29 jun, 2021 Teve a sua época 12:58
    Para si, agarrado ao passado, talvez não. Mas para os que vêm o naipe de jogadores de eleição que a Seleção agora tem, já não faz sentido um jogo medroso, de defesa e contenção, mais preocupado em "ter bola" que atacar a baliza adversária. Houve uma altura para jogar assim. Agora, já não. E é evidente, que pese embora o bom trabalho feito por Fernando Santos até aqui, ele não consegue jogar doutra forma nem "reinventar-se". Não querem "ondas" antes das eliminatórias do Mundial, mas nada perdem em começar a procurar uma alternativa de comando.

Destaques V+