Tempo
|
A+ / A-

Euro 2020

Cristiano Ronaldo, primeiro jogador em cinco Europeus

15 jun, 2021 - 17:20 • Redação com Lusa

Capitão luso esteve em todas as fases finais desde 2004.

A+ / A-

O português Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro futebolista da história a atuar em cinco fases finais do Europeu, ao começar como titular a estreia lusa no Euro 2020, face à Hungria, em Budapeste.

Dos 17 jogadores com quatro presenças após o Euro 2016, o capitão da seleção das quinas, de 36 anos, era um dos quatro em atividade, mas o único que tinha sido escolhido para representar a sua seleção na 16.ª edição.

Ao ser escolhido para o primeiro onze português, Ronaldo fez história em Budapeste ao apito inicial, ele que é também o futebolista com mais jogos em fases finais, cumprindo hoje o 22.º, e o rei dos marcadores, com nove golos, para já ainda a par do francês Michel Platini.

O jogador da Juventus esteve em todos os Europeus desde 2004, tal como Zlatan Ibrahimovic, que decidiu regressar à seleção sueca este ano, mas falhou o Euro 2020 devido a lesão.

Ibrahimovic, avançado do AC Milan de 39 anos, não vai, assim, poder chegar às cinco fases finais, marco que também não será alcançado pelo guarda-redes italiano Gianluigi Buffon, de 43 anos, e o avançado alemão Lukas Podolski, de 36, que há muito deixaram as respetivas seleções.

Com 19 anos, Cristiano Ronaldo foi chamado para o Euro 2004 pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, que o utilizou como suplente utilizado nos dois primeiros encontros e o promoveu à titularidade, que não mais perdeu, ao terceiro jogo.

O técnico canarinho voltou a chamá-lo para o Europeu de 2008, ao qual chegou depois de se sagrar campeão europeu de clubes pelo Manchester United e numa altura em que já era mais do que indiscutível no onze luso.

Desta forma, e já jogador do Real Madrid, foi, obviamente, chamado para o Euro 2012, por Paulo Bento, e para o Euro 2016, por Fernando Santos, que voltou a chamar o agora jogador da Juve para o Euro 2020, adiado para 2021 devido á pandemia da Covid-19.

A cumprir a quinta participação em fases finais do Europeu, Cristiano Ronaldo só falhou, desde 2004, um dos 23 encontros - incluindo o de hoje - de Portugal, o desaire com a Suíça (0-2), na terceira jornada da fase de grupos da edição de 2008.

No jogo desta terça-feira, Pepe vai jogar, por seu lado, numa quarta fase final consecutiva, pois não falha nenhuma desde 2008, algo que o suplente João Moutinho também pode vir a conseguir, se, entretanto, foi lançado por Fernando Santos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+