Tempo
|
A+ / A-

Euro 2020

​Calçada portuguesa em Budapeste com o símbolo de Lisboa

15 jun, 2021 - 08:20 • Pedro Azevedo

Marcelo Rebelo de Sousa inaugura a obra simbólica no Parque Europa no Bairro do Castelo, na capital húngara.

A+ / A-

A obra do mestre calceteiro Vítor Graça representa uma barca com dois corvos, símbolo da cidade de Lisboa e encontra-se junto à pedra e árvore alusivas à capital portuguesa.

A embaixada de Portugal e o Instituto Camões em Budapeste, em colaboração com as escolas de jardinagem e de calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa e com a autarquia do Bairro do Castelo de Budapeste, decidiram inaugurar, esta terça-feira, a simbólica calçada portuguesa no Parque Europa de Budapeste, como forma de assinalar a Presidência Portuguesa do Conselho Europeu e sublinhar os fortes laços existentes entre as duas cidades geminadas: Lisboa e Budapeste.

Vítor Graça, de 54 anos, em declarações à Renascença, explica que “Lisboa é a primeira cidade entre todas as que estão presentes no Parque Europa a ter o símbolo representado. É gratificante vir fazer este trabalho e mostrar a arte de calçada fora do nosso país porque só existe em Portugal e nas antigas colónias”.

A obra de um metro quadrado e cerca de uma centena de pedras é visitada ao início da tarde pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está em visita oficial de Estado a Budapeste, onde assiste no Puskas Arena, ao Hungria-Portugal.

O jogo de estreia da seleção nacional no Euro 2020 é esta terça-feira, às 17h00. Jogo com relato em direto na Renascença, desde Budapeste, e com acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+