Tempo
|
A+ / A-

Seleção Nacional

"Não podemos repetir o que aconteceu". Fernando Santos não dormirá bem esta noite

14 nov, 2020 - 21:56 • Redação

Selecionador admite justiça da vitória da França que afastou Portugal da "final four", especialmente pelo desnível na primeira parte: "Permitimos que o adversário tomasse conta do jogo."

A+ / A-

Fernando Santos mostrou-se muito desgostoso com a primeira parte de Portugal frente à França, que não pretende ver repetida.

Em conferência de imprensa, no final da partida, o selecionador nacional admitiu que "ao intervalo o resultado era favorável a Portugal", dado que "o 0-0 não era justo", tal fora a superioridade da França.

"Não podemos repetir o que aconteceu hoje na primeira parte, em que demos imenso espaço à França. Fomo-nos afundando sempre, tivemos sempre muitas dificuldades em sair e permitimos que o adversário tomasse conta do jogo", reconheceu o selecionador.

Numa análise mais detalhada, ao microfone da RTP3, Fernando Santos explicou que a França "teve sempre mais bola" no primeiro tempo.

"Nós não conseguimos ligar os passes, não conseguimos jogar e ter bola, estivemos sempre muito tímidos. A França foi-nos empurrando para trás. O jogo foi quase sempre mais da França. Não tivemos capacidade de recuperar a bola e de circulá-la", assumiu.

Golo estragou boa entrada na segunda parte


Portugal entrou "claramente melhor" na segunda parte, no entanto, o golo contracorrente de Kanté desfez as esperanças de chegar à vantagem. Ainda assim, Fernando Santos gostou da reação da equipa:

"Reagimos muito bem, começámos a ter mais bola, a circular, a cruzar, que era a intenção desde o início. De repente, soltámo-nos e começámos a fazer o que é habitual e criámos três ou quatro oportunidades para empatar, pelo menos, nesses 40 minutos finais. A primeira parte é responsabilidade minha, claramente. Temos de pensar o jogo e ver o que aconteceu. Na primeira parte não estivemos ao nosso nível nem fizemos o que tínhamos planeado, mérito da França e demérito nosso."

Fernando Santos admite que "se calhar a França é justa vencedora", apesar de Portugal ter tido "quatro ou cinco oportunidades de golo" nos minutos finais. O selecionador descartou que a titularidade de Diogo Jota tivesse alterado o rumo do jogo, mas admitiu que, se fosse agora, João Moutinho e Sérgio Oliveira "teriam de jogar de princípio".

No final de contas, como é que Fernando Santos e os jogadores lidam com esta derrota e a impossibilidade de revalidar o título da Liga das Nações?

"Mal, muito mal. Lido mal eu, lidam mal os jogadores. Hoje mal vamos dormir. Mas na terça-feira temos outro jogo. Há que levantar a cabeça. Amanhã vamos estar ainda um bocadinho 'aziados', mas há que chegar ao jogo com a Croácia e fazer bem", frisou o selecionador nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    15 nov, 2020 Funchal 18:00
    A França é forte e não podemos ganhar sempre. Também tivemos lances para marcar. Na próxima será melhor.

Destaques V+