Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seleção Nacional

Presidente da FPF condena assobios a João Mário em Alvalade

24 mar, 2023 - 09:29 • Redação

O médio, que foi formado no Sporting e cuja transferência para o Benfica criou polémica, foi assobiado quando entrou em campo, na segunda parte do Portugal-Liechtenstein.

A+ / A-

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, condena os assobios a João Mário, no Estádio de Alvalade, quando o médio do Benfica entrou na segunda parte do Portugal-Liechtenstein.

"Foi com incredulidade, tristeza e desagrado que vi ontem um jogador da Seleção Nacional, João Mário, ser assobiado por uma parte do público presente no Estádio de Alvalade", escreve Fernando Gomes, em mensagem publicada no site oficial da FPF, esta sexta-feira.

Formado no Sporting - cuja casa é Alvalade -, João Mário assinou pelo Benfica, na temporada passada, depois de ter regressado, por uma época, à "casa-mãe", por empréstimo do Inter de Milão. Os leões fizeram uma proposta para continuar com ele, mas o internacional português optou, ao invés, por rescindir com os italianos e rumar à Luz a custo zero.

O Sporting exige 30 milhões de euros de indemnização, devido a uma cláusula - incluída na transferência do médio de Alvalade para Itália, por 45 milhões de euros, em 2016 - que lhe dava prioridade na contratação de João Mário e que garantia compensação caso ele fosse para um rival.

Os leões consideram que a forma como o jogador rescindiu o vínculo com o Inter para assinar a livre custo com o Benfica foi uma manobra para escapar à cláusula contratual. O caso está entregue na FIFA.

Desde então, João Mário é "persona non grata" entre os adeptos do Sporting, que na quinta-feira o assobiaram quando entrou em campo pela seleção nacional. Para Fernando Gomes, é "inaceitável" que qualquer jogador da equipa das quinas seja vaiado pelos seus próprios adeptos.

"A falta de respeito, a clubite, a divisão e a ingratidão têm de ser condenadas e expostas publicamente. Este episódio deixou magoados jogadores, equipa técnica e staff que formam a Seleção Nacional e não pode repetir-se, seja com quem for", sublinha o presidente da FPF.

Portugal derrotou o Liechtenstein, por 4-0, em Alvalade, na quinta-feira, na estreia de Roberto Martínez como selecionador nacional. Jogo que também marcou o arranque da fase de qualificação para o Euro 2024.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+