Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério Público investiga alegados subornos do Benfica em contas bancárias de agentes de arbitragem

03 mar, 2023 - 07:30 • Olímpia Mairos

Da lista fazem parte Hugo Miguel, Ferreira Nunes, Adão Mendes, Bruno Paixão, Bruno Esteves, Jorge Ferreira e Nuno Cabral, conhecido por "menino querido". De acordo com o diário "Correio da Manhã", a eles e também ao comentador e antigo funcionário do Benfica Pedro Guerra foi levantado o sigilo bancário.

A+ / A-
Foto: Jose Sena Goulão/Lusa
Foto: Jose Sena Goulão/Lusa
Foto: Hugo Delgado/Lusa
Foto: Hugo Delgado/Lusa
Foto: Manuel de Almeida/Lusa
Foto: Manuel de Almeida/Lusa

O Ministério Público (MP) está a "varrer" as contas bancárias de vários agentes de arbitragem, entre outras pessoas, no âmbito da investigação a alegados subornos do Benfica.

Hugo Miguel, ex-árbitro de campo e atual VAR, é um dos suspeitos de ter recebido contrapartidas por favores prestados ao Benfica. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã.

O jornal adianta que, no âmbito do processo de corrupção desportiva que está no Porto, o MP já levantou o sigilo bancário, estando as contas de Miguel a ser alvo de uma perícia financeira para verificar fluxos de dinheiro, transferências e depósitos, entre outras operações.

Da lista fazem parte ainda outros nomes que estiveram ligados à arbitragem, como Ferreira Nunes, Adão Mendes, Bruno Paixão, Bruno Esteves, Jorge Ferreira e Nuno Cabral, que a revelação de emails do Benfica feita pelo Porto Canal tornou conhecido como "menino querido".

De acordo com a notícia do CM, a decisão do MP de avançar para a investigação às contas bancárias de elementos ligados à arbitragem, que alegadamente terão recebido subornos para ajudar o Benfica, começou com escutas ao empresário César Boaventura, que está em prisão domiciliária e foi recentemente acusado de 10 crimes, no âmbito da Operação Malapata.

A investigação às bancárias de agentes da arbitragem, segundo o jornal, surge na sequência de conversas mantida entre Boaventura, Luís Filipe Vieira e o já condenado por corrupção Paulo Gonçalves, entre outros.

De acordo com o diário "Correio da Manhã", também o comentador e antigo funcionário do Benfica Pedro Guerra entre neste lote de pessoas a quem foi levantado o o sigilo bancário.

Além dos antigos árbitros e dirigentes da arbitragem, segundo o jornal, o MP também suspeita que há vários jogadores que estão envolvidos no esquema de corrupção desportiva, que tinha como objetivo ajudar o Benfica a ganhar jogos visando a conquista de títulos.

As autoridades desconfiam que os 1,6 milhões de euros do Saco Azul do Benfica poderão ter sido utilizados para pagar favores a personagens ligadas à arbitragem e a jogadores que alegadamente terão ajudado o Benfica. Luís Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e Benfica SAD, entre outros, foram acusados de fraude fiscal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Martins
    03 mar, 2023 Almancil -Faro 12:38
    ops

Destaques V+