Tempo
|
A+ / A-

Camilo Lourenço

"Centralização dos direitos televisivos será um desastre para o Benfica"

01 mar, 2023 - 12:45 • João Fonseca

O jornalista de Economia Camilo Lourenço analisa as vantagens e desvantagens da centralização dos direitos televisivos.

A+ / A-

O jornalista de Economia Camilo Lourenço considera que a centralização dos direitos televisivos do futebol "será um desastre para o Benfica".

Está a ser criada, em conjunto, com a Liga e todos os clubes do futebol profissional, uma empresa para a centralização das receitas televisivas. Em entrevista a Bola Branca, Camilo Lourenço aponta que esta será uma boa solução, mas apenas "para os outros clubes", que de outra forma não conseguiriam "receitas muito elevadas".

"Os clubes como Sporting, Porto e Benfica, mas, sobretudo, o Benfica não vêem com bons olhos esta centralização. Agora, para os clubes mais pequenos, dá muito jeito", admite o jornalista.

Camilo Lourenço reconhece que esta ideia começa a ganhar peso em Portugal, mas "é preciso esperar mais algum tempo" para que se perceba como ficará definido o modelo de distribuição de receitas.

Sporting no verde, Porto e Benfica no vermelho


O jornalista aborda, ainda, os resultados apresentados pelos três grandes de Portugal, sobre o exercício do primeiro semestre da temporada.

O Sporting é o único que apresenta lucro, perto de 50 milhões de euros, resultado que surpreende e permite ao emblema de Alvalade "abandonar a situação de falência técnica".

Sobre o FC Porto, pende ainda o espetro de ter passado algum tempo condicionado pelo Fair Play financeiro, que o mantém numa "situação periclitante".

O Benfica também apresentou resultado negativo, mas ainda sem contabilização da venda de Enzo Fernández ao Chelsea, em janeiro, por 121 milhões de euros.

A todos há uma dependência natural, que além das receitas de bilheteira se centra, ainda, no desempenho desportivo na Liga dos Campeões e na venda de passes de jogadores.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+