Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

José Manuel Antunes

"Enzo foi um excelente negócio. Talisca também era uma pérola e desapareceu"

01 fev, 2023 - 12:45 • Carlos Dias

Antigo vice-presidente do Benfica destaca vontade de Enzo deixar o clube. José Manuel Antunes acredita que Porto não se reforçou porque "está falido".

A+ / A-

A saída de Enzo Fernández foi "um excelente negócio" e não deve criar drama para a segunda metade da temporada. A opinião é de José Manuel Antunes, antigo vice-presidente do Benfica, que compara a saída de Enzo à de Talisca.

Em declarações a Bola Branca, o ex-dirigente explica que a vontade do jogador foi decisiva para o desfecho.

"O fundamental é que o Enzo quis sair. Todos sabemos que não vale a pena contrariar, estava com a cabeça feita. Viu-se em Braga, foi no auge do momento em que iria sair, mas as condições não eram vantajosas. As finais são bem melhores. Fez uma péssima exibição nesse jogo, a pior da temporada. Foi um excelente negócio, 82 milhões para o Benfica é uma verba fantástica em meio ano no clube. Se fossem todos assim, o mundo era uma maravilha", disse.

Enzo "está num excelente rendimento e grande projeção por ter sido o melhor jovem do Mundial", mas José Manuel Antunes recorda a saída de Anderson Talisca em 2016 para o Besiktas.

"Ontem lembrei-me do Talisca, que era considerado uma pérola e com potencial para ser dos melhores do mundo e agora caiu completamente e desapareceu. Agora joga num país de quinta ordem, numa equipa que não é líder do seu campeonato e que o capitão é Cristiano Ronaldo no declínio da carreira", atira.

A saída de Enzo não é dramática e a vitória frente ao Arouca, por 3-0, é exemplo disso para José Manuel Antunes: "Sem o Enzo, o Rafa e o Gonçalo Ramos, o Benfica fez uma exibição sólida e competente. Com estes jogadores, o Benfica vai lutar até ao fim para ser campeão".

Porto "está falido"

O FC Porto não fez qualquer negócio na janela de transferências de inverno. Nem entradas, nem saídas. José Manuel Antunes acredita que o clube está falido.

"O Porto não foi ao mercado porque está falido ao contrário dos seus dirigentes. Chamemos os 'bois pelos nomes'. Está falido, ponto final. Por isso é que não se pode meter nessas aventuras", termina.

Os detalhes do negócio de Enzo Fernández

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Benfica informa que recebe 121 milhões de euros pelo internacional argentino, de 22 anos, o médio mais caro da história do futebol.

O Chelsea retém 3,78% do valor (cerca de 4,6 milhões de euros), para distribuir pelos clubes que participaram na formação de Enzo. O Benfica terá encargos com serviços de intermediação de 6,56% do valor da venda deduzido do montante de solidariedade (aproximadamente 7,6 milhões de euros). Os encarnados terão, ainda, de entregar ao River Plate 25% das mais-valias, ou seja, cerca de 27,2 milhões de euros.

No final de contas, o Benfica recebe, limpos, cerca de 81,6 milhões de euros pela transferência de Enzo Fernández para o Chelsea.

Enzo Fernández foi contratado ao River Plate, no verão, por 12 milhões de euros. Assumiu logo a titularidade e ganhou bilhete para o Mundial. Após ser suplente no primeiro jogo, que a Argentina perdeu, ganhou o lugar e não mais saiu, até à conquista do título, para que contribuiu com um golo e uma assistência. Enzo totalizou quatro golos e seis assistências em 29 jogos pelo Benfica.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+