Tempo
|
A+ / A-

Jorge Castelo

Férias no Benfica são "absolutamente oportunas, principalmente para os titulares"

20 set, 2022 - 18:15 • Luís Aresta com Redação

Jorge Castelo, antigo treinador adjunto das águias, vê o Benfica mais apto que Porto e Sporting na luta pelo título e acredita que "um dia se saberá a verdade" sobre a retirada de Rafa Silva da seleção.

A+ / A-

As "mini-férias" dadas por Roger Schmidt ao plantel do Benfica "são absolutamente oportunas". A opinião é de Jorge Castelo, antigo treinador-adjunto das águias.

Os jogadores do Benfica têm cinco dias de folga e voltam aos treinos apenas no próximo sábado. Ao serviço das seleções estão João Mário e Gonçalo Ramos (Portugal), António Silva e Henrique Araújo (sub-21), Vlachodimos (Grécia), Enzo Fernández e Otamendi (Argentina), Aursnes (Noruega) e Alexander Bah (Dinamarca).

Em declarações a Bola Branca, Castelo, que foi adjunto no clube entre 1990 e 1997, aprova a decisão de Roger Schmidt e explica o porquê da oportunidade deste descanso.

"É absolutamente oportuno, porque começaram a época mais cedo. Naturalmente que é uma situação compreensível, pode ser equacionado o tempo de cinco dias, mas é um tempo que parece ajustado, principalmente para os jogadores mais utilizados. Devem ser monitorizados no sentido do cuidado com o que comem e bebem. São profissionais, há sempre um bichinho de treino que poderão fazer algo durante os dias", começa por dizer.

Jorge Castelo trabalhou no futebol chinês ao serviço do Shandong, pouco antes de Roger Schmidt ter rumado à China para treinar o Beijing Guoan. O antigo adjunto de Eriksson destaca o que o técnico germânico está a trazer de inovador ao Benfica.

"Segue as tendências atuais na metodologia do treino, trabalhar em especificidade, com os jogadores nas suas posições. O plantel do Benfica passa por um conjunto de jogadores que raramente mudam de posição. O Porto tem jogadores que passam por diferentes posições, como o Pepê, no Benfica há um padrão mais estável. Não digo que um é melhor do que o outro, é uma diferença", explica.

O ex-treinador vê os encarnados mais aptos que Porto e Sporting na luta pelo título.

"Creio que sim, não é que porque tem 13 vitórias, creio que o Benfica está a construir um plantel muito forte. Não está acabado, chegarão dois centrais [João Victor e Veríssimo] que podem dar contributo à equipa, são dois jogadores que vão também afirmar-se na equipa. Se calhar até em janeiro o Benfica poderá pensar em trazer mais algum jogador", acrescenta.

Rotação pode ter custo a médio-prazo

Jorge Castelo acredita que Roger Schmidt está a correr um risco com a forma como tem gerido o plantel.

A rotação de jogadores que tem imprimido ao Benfica durante os jogos está a dar resultados, uma vez técnico germânico prepara os planos de jogo com um rigor quase matemático: "É a filosofia dele. De todas as substituições que fez, é sempre aos 60/65 minutos e aos 80".

No entanto, há um risco em relação aos jogadores que não têm sido titulares: "Se houver uma grande discrepância, ao fim de três meses, não podemos esperar que esses jogadores que não tiveram oportunidade dos outros vão jogar ao mesmo nível".

Verdade sobre Rafa Silva "um dia será esclarcida"

Jorge Castelo olha ainda para a decisão de Rafa Silva de se afastar em definitivo da seleção nacional.

Uma resolução legítima, mas com pontas soltas que mais cedo ou mais tarde virão a ser esclarecidas, confia o antigo treinador-adjunto do Benfica.

"A situação do Rafa um dia vai ser esclarecida. Rafa tem liberdade de escolher o que quiser, mas não entendo só deixar a seleção quatro dias depois de ser selecionado. Eu, pessoalmente, não entendo. Um dia alguém vai esclarecer. Representar a seleção é um aspeto fundamental, vamo-nos deixar das coisas que foi pouco usado. Conheço jogadores que foram mais vezes do que o Rafa e tiveram menos tempo. Ele tem todo o direito de assumir a sua posição de dizer que para ele acabou", termina.

Rafa Silva anunciou a retirada na seleção nacional, num comunicado enviado à agência Lusa na segunda-feira. O avançado de 29 anos estava convocado por Fernando Santos, mas não se apresentou.

"Informei hoje o selecionador Fernando Santos e a FPF da minha indisponibilidade para representar a equipa nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos", lê-se na mensagem divulgada pelo jogador.

Rafa, de 29 anos, conta com 25 internacionalizações pela seleção principal, sem qualquer golo apontado.

O avançado do Benfica estreou-se na seleção a 5 de março de 2014, em Leiria, numa vitória por 5-1 num jogo particular frente aos Camarões, sob o comando de Paulo Bento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+