Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abel Xavier atribui mérito a Roger Schmidt pela época do Benfica

19 set, 2022 - 13:15 • José Barata

O antigo jogador das águias considera que o treinador alemão é o grande responsável pelo excelente arranque das águias nesta época, mas avisa que ainda é cedo para festejos.

A+ / A-

Roger Schmidt é o grande responsável pela transformação de um Benfica que esta temporada se apresenta como uma equipa dominante. Em Bola Branca, Abel Xavier avalia o arranque de época demolidor dos encarnados, com 13 vitorias em 13 jogos oficiais e atribui mérito ao treinador alemão. A equipa chega à primeira pausa no campeonato com mais dois pontos que Braga, cinco que FC Porto e 11 que Sporting.

Para o antigo jogador dos encarnados, Roger Schmidt assumiu uma forma de jogar que vai ao encontro do que deve ser o Benfica.

"O que satisfaz amplamente os adeptos é a forma de jogar. E esta forma de jogo demonstra aquilo que é o Benfica: ser uma equipa dominante, que pressiona os adversários, que cria problemas a todas as equipas que defronta. Este Benfica tem a particularidade de estar vincado a uma convicção do treinador, seja em que competição for. E isto representa trabalho, convicções e, acima de tudo, compreensão dos jogadores. Este primeiro lugar é meritório por tudo o que o Benfica tem conseguido fazer", afirma.

Abel Xavier vê com normalidade a euforia dos adeptos na corrida pelo título, mas é preciso lembrar que o campeonato é longo, ainda faltam 27 jornadas.

"Pela forma como o Benfica tem jogado, e pela forma como tem vencido as adversidades nas diversas competições, é normal que os adeptos alimentem o objetivo de conquistar o campeonato. Mas internamente deve haver realismo e eu creio que existe, porque o discurso de Roger Schmidt assim o tem manifestado. É uma competição que é uma maratona, onde os rivais diretos, incluindo o Sporting de Braga, são equipas que têm o mesmo objetivo, e o Benfica deve pensar jogo a jogo", avisa.

O Benfica tem estado imparável com vitorias em todos os jogos realizados, quer nas competições internas como nas competições externas. Agora surge a primeira pausa no campeonato para o trabalho das seleções nacionais. Abel Xavier não vê nisso um problema para a dinâmica dos encarnados.

"A pausa já estava marcada e todos os clubes, independentemente da sua classificação e dos problemas que possam ter, sabem que esta paragem é importante para a valorização dos jogadores, e, por isso, cada equipa terá de fazer a sua própria gestão para melhorar. Roger Schmidt já disse que vai recuperar alguns jogadores, face à densidade de jogos que a equipa tem tido. Este tempo é importante para todas as equipas, porque é um momento de reflexão, um momento de trabalho e um momento de gestão de esforço, devido aos muitos jogos realizados", considera.

Nestas declarações a Bola Branca, Abel Xavier olha em concreto para a defesa e para o jovem central António Silva, de apenas 18 anos. Um jogador que, considera, tem condições para chegar a capitão do Benfica.

"Já acompanhava o António Silva na formação do Benfica e já tinha identificado que este jovem, a partir do momento que lhe dessem uma oportunidade e que houvesse uma aposta segura, iria mostrar a sua qualidade. Estou muito agradado com aquilo que tem estado a fazer e prevejo uma grande continuidade para o António Silva e um grande futuro, mas no presente é incontestável aquilo que está a fazer. Segurança, maturidade, visão de jogo, assertividade, agressividade, e acredito que António Silva pela sua liderança e não pela sua idade, possa ser o futuro capitão de equipa", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+