Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Liverpool acerta com Darwin Núñez. Um jogador "a 200 à hora" e ao gosto de Klopp

13 jun, 2022 - 18:30 • Pedro Azevedo com Redação

"Tínhamos de o mandar tomar banho, porque senão tínhamos de fazer horas extraordinárias com ele", conta Nandinho, que trabalhou com o internacional uruguaio no Almería. Benfica cobra, pelo menos, 75 milhões de euros com Darwin.

A+ / A-

Nandinho não tem dúvidas de que Darwin Núñez será um grande reforço para o Liverpool, por encaixar naquilo que Jurgen Klopp pretende para um avançado e pela enorme competitividade que o caracteriza.

Só falta o anúncio dos ingleses: o Liverpool paga 75 milhões de euros ao Benfica por Darwin, mas o valor total da transferência do uruguaio, que chegou à Europa pela porta do Almería, pode chegar aos 100 milhões. Em entrevista a Bola Branca, Nandinho, que pertencia à equipa técnica do Almería em 2019/20, garante não ter "dúvidas absolutamente nenhumas" de que o ponta de lança será "um excelente reforço" para o Liverpool.

"É um jogador que Jurgen Klopp aprecia, por isso quis muito vir buscar o Darwin. Klopp gosta de jogadores rápidos, de grande mobilidade na frente de ataque, explosivos, fortes no um contra um, que procuram a profundidade. Quer Diogo Jota, quer Luis Díaz, quer Salah e Sadio Mané têm essas características. O Liverpool também se pode estar a precaver para a saída de Mané, porque se fala que pode sair, com um jogador de grande valor, jovem e com essas características", sustenta.

Nandinho já acreditava, no início da última época, que o internacional uruguaio seria um grande reforço para o Benfica, que iria rentabilizar o investimento de 24 milhões de euros. Isto porque conhece bem Darwin, da temporada em que trabalhou com ele no Almería, de Espanha.

O comentador da Renascença fala de Darwin como um típico jogador uruguaio, "de sangue quente nas guelras": é "muito competitivo" e "quer sempre mais e mais". Algo que se manifestava nos treinos:

"Quando as coisas não lhe saem bem amua, mas é muito resiliente, gosta de trabalhar, gosta de ouvir conselhos. Quando eu estive na primeira equipa do Almería, no final dos treinos, invariavelmente tinha de ficar com ele a trabalhar a finalização, que me pedia através de cruzamentos, para ele aparecer na área a finalizar, através de tabelas, para ele finalizar de fora da área, ou bater livres, que ele também gostava muito de bater livres. Muitas vezes éramos nós, treinadores, que tínhamos de o mandar tomar banho, porque senão tínhamos de fazer horas extraordinárias com ele, porque ele queria sempre mais e queria ficar, sobretudo, a finalizar."

Nandinho revela que os treinadores do Almería até tinham "de lhe tirar um bocadinho essa impetuosidade", para que Darwin não se desgastasse.

"Estávamos numa fase crucial da época, porque íamos a um 'play-off' para subir e era importante ter os jogadores fisicamente bem. Mas para ele era sempre a 200 à hora. Típico do jogador sul-americano", conta.

Preço não será pressão para Darwin


Darwin vai ser o segundo reforço mais caro da história do Liverpool, depois do central Van Dijk. Nandinho, conhecedor da força mental do avançado, não acredita que o uruguaio acuse a pressão do preço.

"A mentalidade é diferente em Inglaterra. Os ingleses não pensam muito no valor de mercado, até porque é normal em Inglaterra pagar-se muito dinheiro por jogadores oriundos de outros países de menor exposição futebolística. Querem é que o jogador tenha rendimento, que ajude a equipa a ganhar e a conquistar títulos, por isso, acho que o preço não será um 'handicap' para o jogador, nem para o próprio clube", salienta.

Gonçalo e Henrique na linha da frente


Com a saída de Darwin, Nandinho acredita "será natural" que o alemão Roger Schmidt priorize para a frente de ataque os dois jovens pontas de lança do plantel do Benfica, Gonçalo Ramos e Henrique Araújo:

"O Gonçalo Ramos vinha sendo uma aposta a titular, foi muito utilizado a partir do momento em que Nélson Veríssimo tomou conta da equipa, e o Henrique Araújo, pontualmente, foi aparecendo, mas mostrando grande qualidade. É um jogador que também tem golo, tal como Gonçalo Ramos. São jovens de grande futuro que o Benfica poderá também aproveitar e rentabilizar, porque não tenho dúvidas que têm enorme qualidade."

Nandinho considera que uma aposta em Gonçalo Ramos e Henrique Araújo não invalidará que o Benfica vá ao mercado "por um avançado mais tarimbado, com maior maturidade", especialmente se Haris Seferovic - especialmente este - ou Roman Yaremchuk saírem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+