Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Gaspar Ramos questiona Rui Costa: Há jogadores que demitem treinadores no Benfica?

12 jan, 2022 - 18:15 • Luís Aresta

O antigo dirigente sugere uma limpeza no futebol e desafia Rui Costa a esclarecer quem afasta do clube para acabar com o "modelo Vieira'"na gestão do Benfica.

A+ / A-

Gaspar Ramos reclama de Rui Costa esclarecimentos e uma limpeza no balneário do Benfica. A poucas horas da entrevista do presidente do Benfica, esta quarta-feira, ao canal televisivo do clube (BTV), o antigo dirigente exige que Rui Costa esclareça se foram ou não os jogadores que obrigaram a SAD encarnada a prescindir dos serviços de Jorge Jesus.

“Fala-se em complôs e jogadores que demitem treinadores. Isso tudo tem que ser avaliado em profundidade. Não se trata de falar de uma forma ligeira, com a comunicação social a explorar todas essas situações. É necessário esclarecer as coisas para tomar as decisões corretas e fazer a tal limpeza, de forma a que o Benfica volte à sua grandeza”, sublinha, em Bola Branca.

"Modelo Vieira" tem que acabar

A expressão "grandeza" é recorrente nesta entrevista a Bola Branca do antigo chefe do departamento de futebol do Benfica, corrosivo ao acusar implicitamente Rui Costa de não ter rompido com o passado recente do clube.

“As coisas têm que mudar. Não vamos continuar com um modelo "Vieira", tanto na forma de gerir como nas pessoas que o vão fazer”, sustenta.

Gaspar Ramos fala de “toda a estrutura que acompanha” o atual presidente do Benfica, na convicção de que “não faz sentido, que depois da hecatombe que aconteceu no clube, não haja mudanças de fundo”.

Para o antigo dirigente dos encarnados, “há pessoas na atual estrutura que estarão identificadas com o que se passou. Acredito perfeitamente que não estejam incriminados, mas tiveram algum conhecimento das coisas que se estavam a passar. Há gente que não pode manter-se, não sei é, até que ponto, está o presidente em condições de tomar essas decisões”.

Confrontado pela Renascença com o facto de se tratar de uma direção do Benfica em exercício há pouco tempo, Gaspar Ramos insiste que “são pessoas que vêm do passado, como ele, aliás”. numa referência ao atual presidente do clube e antigo braço direito de Luís Filipe Vieira.

O ex-dirigente defende ser “necessário que tudo isso seja esclarecido”, nomeadamente através da auditoria em curso no Benfica e sobre a qual entende ser “natural esperar esclarecimentos”. "O próprio presidente Rui Costa deve tirar ilações dessa auditoria para tomar decisões para o futuro”, complementa o antigo chefe do departamento de futebol do Benfica que, para o clube “retornar à sua grandeza – em resultados desportivos e em dignidade – tem que haver fortes mudanças e é isso que se espera de Rui Costa”.

Reduzir o plantel e mudar a política de contratações

“Quanto mais jogadores, mais problemas”, sublinha Gaspar Ramos nesta entrevista, após considerar que o atual plantel do Benfica “está muito longo”.

Para o antigo homem forte do futebol encarnado, a situação a que se chegou tem um responsável: Jorge Jesus, “um treinador que gostava de ter muitos jogadores, porque quando um não agradava, mandava comprar outro, depois outro, por aí fora, tendo-se criado esta situação de ter quase trinta jogadores no plantel”.

Gaspar Ramos defende um grupo de trabalho com “um máximo de 25 ou 26 jogadores” e que, com a época a meio, “o Benfica tem de ajustar esse número e fazer um equilíbrio”.

A concluir, o antigo dirigente considera que dentro do panorama nacional “o Benfica tem um bom plantel" devendo utilizá-lo da melhor forma e proceder um o outro ajuste” não sendo necessário fazê-lo em quantidade. Basta um ou dois jogadores”, remata.

Rui Costa falará aos adeptos do Benfica, no canal do clube, às 22h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+