Tempo
|
A+ / A-

José Carlos

Dezembro de "maior pressão" para Jorge Jesus e Benfica

07 dez, 2021 - 13:30 • João Fonseca com Redação

José Carlos, antigo defesa do Benfica, regozija com o regresso de Otamendi para o Dínamo e não faz contas antecipadas: "Aquilo que é da responsabilidade do Benfica é ganhar."

A+ / A-

José Carlos, antigo jogador do Benfica, considera que o mês dezembro será de grande pressão para Jorge Jesus, muito contestado após a derrota no dérbi com o Sporting, mas também para os jogadores.

Em entrevista a Bola Branca, José Carlos assinala que a "franja de adeptos" que na altura não concordava com o regresso de Jesus ao Benfica "fez-se sentir" na Luz, no final do dérbi, ao exibir lenços brancos ao treinador. Cabe, agora, aos jogadores ajudarem a reverter a situação, num dezembro com decisão na Taça da Liga e duas visitas ao FC Porto, a primeira para a Taça de Portugal e a segunda para o campeonato.

"Os jogadores e o treinador é que têm em seu poder dar a volta à situação. Depende deles. Como é óbvio, a pressão está maior. Começar dezembro com uma derrota em casa com o Sporting é extremamente negativo e torna as coisas mais complicadas", salienta o antigo defesa.

A derrota com o Sporting "deixa sempre alguns danos", contudo, José Carlos considera que o Benfica tem "oportunidade excelente" para amenizar as críticas frente ao Dínamo de Kiev, na quarta-feira, na Luz, na decisiva sexta e última jornada do grupo E da Liga dos Campeões.

"São competições diferentes. Quando se perde tudo é colocado em causa, mas o Benfica ainda vai bem a tempo de se redimir", garante.

Otamendi, que estava em dúvida, treinou sem limitações nesta véspera da receção aos ucranianos. Para José Carlos, o regresso do central argentino, um dos capitães do Benfica, é uma ótima notícia.

"A presença de Otamendi é fundamental, ele já nos habituou que, mesmo condicionado fisicamente, [está] sempre disposto a ir a jogo. Além de toda a sua experiência e qualidade, tem um espírito combativo muito forte e importante nesta altura, principalmente em jogos com esta importância. É a melhor notícia para o Benfica", sustenta o antigo jogador.

História diz que o Benfica vence sempre


O Benfica venceu os dois jogos europeus na Luz com o Dínamo Kiev. Por 1-0 em 2016 e 5-0 em 1992. No segundo, jogou José Carlos, que acredita que os encarnados conseguirão manter o registo 100% vitorioso.

"A história diz-nos que, ao longo dos anos, o Benfica consegue ser sempre superior ao Dínamo. No jogo da primeira mão já ficou demonstrado que, com maior eficácia, teria ganho o jogo. Não conseguiu, mas, agora, tem tudo para o fazer. Joga em casa, perante os seus adeptos, tem melhor equipa, mas tem de o demonstrar dentro do campo", sublinha.

O Benfica está na terceira posição do grupo E, com cinco pontos, menos dois do que o Barcelona, segundo, e menos 10 do que o Bayern, já apurado. Para chegar aos oitavos de final da Champions, terá de derrotar o Dínamo e esperar que os espanhóis não derrotem os alemães, em Munique.

José Carlos salienta que, mais do que pensar nas contas, em que não depende só de si, o Benfica "tem de fazer aquilo que lhe diz respeito".

"Aquilo que é da responsabilidade do Benfica é ganhar [ao Dínamo]. Depois, esperar que o Bayern possa fazer o seu papel no outro jogo."

O Benfica-Dínamo de Kiev está marcado para quarta-feira, às 20h00, no Estádio da Luz. Encontro potencialmente decisivo com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+