Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

Jesus com "orgulho" na campanha europeia do Benfica

22 nov, 2021 - 14:49 • Sílvio Vieira

O treinador prevê muitas dificuldades frente a um Barcelona "candidato a vencer a Liga dos Campeões". Chegada de Xavi tornou o ambiente "mais favorável".

A+ / A-

Jorge Jesus valoriza o trajeto que o Benfica descreveu, até ao momento, na Liga dos Campeões e considera que estar na luta pelo apuramento para os oitavos de final, num grupo com Bayern Munique e Barcelona, "é um orgulho".

"Na altura do sorteio, 90% dos especialistas em futebol davam Barcelona e Bayern Munique como equipas apuradas. Amanhã vai ser uma final para Barcelona e Benfica. Faltando dois jogos e estarmos com possibilidade de nos apurarmos para os oitavos de final é um orgulho", diz o treinador benfiquista, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira.

Jesus destaca, ainda, o momento alto da campanha europeia - a vitória sobre o Barcelona - e ressalva que "há poucas equipas no mundo a conseguir ganhar 3-0" à equipa catalã, que distingue como "candidata a vencer a Champions".

É, portanto, num cenário de grandes dificuldades que projeta a partida desta terça-feira, em Camp Nou. O Benfica tem dois pontos de desvantagem para o Barcelona, segundo classificado no Grupo E, e só em caso de derrota fica, definitivamente, afastado da possibilidade de lutar pelo apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O empate ou a vitória mantêm os encarnados na corrida, sendo que os três pontos colocam a equipa em posição de qualificação, com um jogo para disputar com o Dínamo de Kiev.

Jesus tem as contas bem feitas e sabe que, em caso de empate, o Benfica vai depender da vitória sobre os ucranianos e do resultado do Barcelona em Munique, na última jornada. Para já, o treinador concentra-se em "jogar para ganhar" em Camp Nou.

Com a consciência de que será difícil replicar a exibição da Luz, que resultou no 3-0 para os encarnados, Jesus reforça que a equipa "não vai fugir da sua ideia". "A ideia pode é não entrar no jogo, devido à qualidade do Barcelona. Será mais difícil fazer a pressão que fizemos no jogo da Luz", admite.

Xavi trouxe novo ambiente

Além da qualidade dos jogadores do Barcelona, Jesus alerta também para o facto de os catalães estarem melhor do ponto de vista anímico, depois da chegada de Xavi. A troca de treinador, com a saída de Koeman e a entrada do antigo jogador do clube, tornou "o ambiente mais favorável".

"A equipa está mais confiante, mas, com Xavi ou Koeman, o Barcelona é sempre uma grande equipa, com jogadores que podem decidir um jogo. Em casa é mais difícil ainda", diz o treinador.

Jesus prepara a equipa para jogar mais vezes "apertada defensivamente", mas parte com confiança para o desafio.

João Mário segue na convocatória e a expetativa é de que esteja em condições de jogar na Catalunha. O médio sofreu uma lesão lombar no jogo com o Braga e falhou o encontro com o Paços de Ferreira, para a Taça de Portugal. Treinou esta segunda-feira e Jesus acredita que ele pode estar no jogo. "As indicações têm sido boas", confirma.

De fora, por lesão, estão Radonjic, Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo e Rodrigo Pinho. Paulo Bernardo testou positivo à Covid-19 e também não está disponível.

O Barcelona-Benfica é esta terça-feira, às 20h00. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+