Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica. Luís Filipe Vieira detido após buscas

07 jul, 2021 - 15:43 • Redação

Vieira e outros três detidos, entre os quais o acionista da SAD do Benfica conhecido como "Rei dos Frangos", deverão passar a noite nas instalações da polícia. Presidente do Benfica é suspeito de crimes de burla qualificada, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

A+ / A-
Benfica. Luís Filipe Vieira detido após buscas
Benfica. Luís Filipe Vieira detido após buscas

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi detido após as buscas que decorreram durante a manhã desta quarta-feira, avançou a SIC.

O presidente das águias está nas instalações da PSP de Moscavide.

Vieira foi alvo de buscas esta quarta-feira, assim como o empresário José António dos Santos, acionista da SAD do Benfica e conhecido como "Rei dos Frangos".

Em comunicado, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) confirmou o cumprimento de "cerca de 45 mandados de busca, abrangendo instalações de sociedades, domicílios, escritórios de advogados e uma instituição bancária", em Lisboa, Torres Vedras e Braga.

"No decurso das diligências foram detidas quatro pessoas, dois empresários, um agente desportivo e um dirigente desportivo. Detenções efetuadas atendendo aos indícios já recolhidos, com vista a acautelar a prova, evitar ausências de arguidos e a prevenir a consumação de atuações suspeitas em curso", lê-se.

O DCIAP não especifica, no entanto, segundo o semanário "SOL", além de Vieira, também foram detidos José António dos Santos, o filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira, e o empresário de Braga que tratou da ida de Jorge Jesus para o Flamengo e do regresso à Luz, Bruno Macedo.

Ao que tudo indica, os quatro detidos vão passar a noite nas instalações da polícia para que, "previsivelmente", na quinta-feira, sejam conduzidos a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação.

"Estou aqui por ser presidente do Benfica". Nove momentos de Luís Filipe Vieira sobre o Novo Banco
"Estou aqui por ser presidente do Benfica". Nove momentos de Luís Filipe Vieira sobre o Novo Banco

Em causa estão suspeitas de crimes relacionados com a OPA do Benfica. A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já tinha anunciado a investigação. As suspeitas são de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de falsificação, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, entre outros.

"Em causa estão factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente. (...) Investigam-se negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades", informa o DCIAP.

Vieira é ainda suspeito do crime de abuso de confiança, referente à venda do capital da SAD do Benfica a um empresário estrangeiro. O inquérito é dirigido pelo DCIAP e está entregue à Autoridade Tributária, encontrando-se em segredo de justiça.

Reeleito presidente em 2020. Costa e Medina na comissão de honra


Luís Filipe Vieira foi reeleito presidente do Benfica a 29 de outubro de 2020, nas eleiçoes mais concorridas da história do clube.

O dirigente de 71 anos venceu com 62,59%, seguido de Noronha Lopes, com 34,71% e Rui Gomes da Silva, com 1,64%. Mais de 38 mil sócios votaram numas eleições que se prolongaram pela madrugada. Vieira é o presidente com mais tempo na liderança do Benfica, depois de ter sido eleito pela primeira vez há 17 anos, em 2003.

Nas últimas eleições, Vieira contou com António Costa, primeiro-ministro, e Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na comissão de honra da sua candidatura à presidência do clube.

Demissão caso seja condenado


Luís Filipe Vieira afirmou, por diversas ocasiões, que, caso seja condenado em algum dos casos em que está a ser julgado, demite-se da presidência do Benfica.

De acordo com a RTP, a direção do Benfica vai reunir de emergência para analisar as implicações da detenção do presidente.

Para além do atual caso relacionado com a OPA do Benfica, Vieira está ainda envolvido na operação Lex, no caso dos e-mails, e-toupeira, no caso "Saco Azul" e foi ouvido na comissão de inquérito ao Novo Banco.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Soares
    11 jul, 2021 Lx 04:30
    Não pode viltar ao Benfica. Mas pode ajudar o Dr. Gonçalves na transferência de jogadores. Uma mãozinha dá sempre jeito. Ainda vamos vê-los às compras.
  • Álvaro Costa
    07 jul, 2021 Sines 19:36
    Estes senhores ,que tanto de mal fizeram ao País,políticos,banqueiros,dirigentes desportivos,deviam de ser os primeiros a dar o exemplo de boa ética de bem servir a causa pública,afinal são os pilha bancos,pior que o Zé do Telhado,não teem perdão,cadeia, com estes ladrões,que levaram o País a ruína,a pobreza.
  • Critico
    07 jul, 2021 Lisboa 19:08
    Com o naipe de advogados que ele tem, deve ser mais um daqueles processos que se arrasta até prescrever. Uma coisa é certa: parece que o Vice Rui Costa, assume temporariamente. Se não for a marioneta de Vieira que alguns dizem que é, tem de convocar Eleições o mais depressa possível. Vieira não tem condições para continuar.
  • Americo Anastacio
    07 jul, 2021 Leiria 15:24
    Até que enfim........ Haja justiça

Destaques V+