Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos. "A mais bela revolução" começou em Paris
Espetáculo que decorreu esta quarta-feira em Paris contou com 500 artistas e 50 mil espectadores. Veja as imagens do evento.
Espetáculo que decorreu esta quarta-feira em Paris contou com 500 artistas e 50 mil espectadores. Veja as imagens do evento.
O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou esta quarta-feira abertos os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, no final de uma cerimónia realizada nos Campos Elísios e na Praça da Concórdia.
À imagem da abertura dos jogos olímpicos, foi a primeira vez que o evento de arranque dos paralímpicos decorreu ao ar livre, mas desta vez, no lugar da chuva torrencial que alegou intérpretes e assistência no final de julho, o sol pôs-se lentamente sobre a capital francesa, num cair de tarde tranquilo e multicolor que potenciou ao máximo o espetáculo de luzes e as coreografias preparadas pela organização.
O evento, dirigido pelo coreógrafo sueco Alexander Ekman e que contou com 500 artistas, foi batizado de "Paradoxo, da discórdia à concórdia", numa referência velada à Praça da Concórdia, onde estiveram mais de 50.000 espectadores.
Nas ruas, o apertar da segurança fez-se sentir, com cerca de 15 mil agentes da autoridade no local, mas o entusiasmo dos espectadores não diminuiu.
Artistas com deficiências e incapacidades gritaram uma contagem decrescente e a cantora francesa Christine and the Queens fez uma versão pop de 'Je ne arrependimentote rien', de Edith Piaf.
O espetáculo ao vivo começou ao pé do obelisco na Praça da Concórdia, com uma apresentação ao piano do compositor e produtor canadiano Chilly Gonzales.
O presidente do Paris 2024, Tony Estanguet, por seu turno, no seu discurso convocou quem o ouviu a participar numa revolução de mentalidades."Queridos atletas, bem-vindos ao país do amor e da revolução. Fiquem descansados, esta noite, não haverá Tomada da Bastilha, nem guilhotina, porque esta noite começa a mais bela revolução - a revolução paralímpica".
O desfile das 168 delegações de atletas começou na parte inferior dos Campos Elísios num ambiente festivo.
Quando os franceses, que encerraram o desfile, chegaram à praça, o tema Amelie de Yann Tiersen foi tocado no altifalante antes de a multidão cantar 'Allez Les Bleus' com a cintilante Torre Eiffel ao fundo.