Fotogaleria. Os oito anos de Fernando Santos à frente da seleção nacional

O engenheiro abandona a seleção nacional depois de ter conquistado o Euro 2016 e a Liga das Nações de 2019 por Portugal. Veja as fotos que marcaram a carreira de Fernando Santos à frente da "equipa das quinas".

15 dez, 2022 - 19:00 • Pedro Valente Lima



Em 2014, depois da eliminação precoce no Mundial e da derrota caseira frente à Albânia, na partida inaugural da qualificação para o Campeonato Europeu de 2016, Paulo Bento dizia adeus à seleção nacional.

Na altura, o então selecionador da Grécia, Fernando Santos, viria a assumir as rédeas da "equipa das quinas" e dar a volta à falsa partida de Portugal na longa caminhada rumo àquela que viria a ser a maior conquista da história do futebol nacional.


Fernando Santos sucede a Paulo Bento como selecionador de Portugal em 2014. Foto: Inácio Rosa/Lusa
Fernando Santos sucede a Paulo Bento como selecionador de Portugal em 2014. Foto: Inácio Rosa/Lusa

Depois de sete vitórias consecutivas e de alcançar a qualificação direta para o Euro 2016 - a primeira vez desde o apuramento para o Mundial de 2006 -, Fernando Santos arrancava o Europeu com um empate frente à Islândia (1-1).

De empate em empate, com uma passagem em terceiro lugar na fase de grupos, prolongamentos e penáltis à mistura, Fernando Santos levaria a seleção nacional à final, em Paris.

Diante da seleção anfitriã, a França, e depois do nulo nos 90 minutos de tempo regulamentar, foi o tiro certeiro de Éder a dar o primeiro título de sempre de Portugal. Fernando Santos e a seleção nacional eram campeões europeus.




 

Depois da conquista do Europeu, Portugal viria a participar pela primeira vez na Taça das Confederações, em 2017. Na Rússia, Portugal chegou às meias-finais, mas sucumbiu nos penáltis frente ao Chile, depois do empate a zeros nos 120 minutos de jogo.


 

No primeiro Mundial do engenheiro, em 2018, Portugal protagonizaria um eletrizante empate no duelo ibérico com Espanha (3-3). Depois da magra vitória com Marrocos (1-0) e outro empate, desta vez com o Irão de Carlos Queiroz (1-1), Portugal passava em segundo.

Nos oitavos de final, a seleção cairia novamente, ao sair derrotada por 1-2 frente ao Uruguai.




De regresso a casa, Porto e Guimarães recebiam a primeira fase final da mais recente competição de seleções da UEFA: a Liga das Nações.

Depois de um triunfo por 3-1 sobre a Suíça nas meias-finais, a "equipa das quinas" conquistaria o título frente à seleção dos Países Baixos, pela margem mínima (1-0).

Desta feita, Fernando Santos conquistava o segundo troféu de futebol de séniores masculino da história de Portugal.


 

Na qualificação para o Euro 2020, Fernando Santos ultrapassou Luiz Felipe Scolari como selecionador com mais vitórias por Portugal, ao vencer o Luxemburgo por 2-0, amealhando o seu 43.ª triunfo à frente da seleção.

Com a pandemia da Covid-19 a adiar nova edição do Europeu de futebol, Fernando Santos ainda chegaria aos 75 jogos como timoneiro da "equipa das quinas", batendo o recorde de Scolari, com 74.

Já no Euro 2020, realizado em 2021, Portugal passava a fase de grupos novamente em terceiro, mas naquele que era considerado o "grupo da morte", com uma vitória sobre a Hungria (3-0), uma derrota com a Alemanha (2-4) e um empate diante da França (2-2).

Mas, mais uma vez, Portugal cairia nos "oitavos" de uma competição. A Bélgica, com um golo solitário de Thorgan Hazard (0-1), eliminaria o então campeão europeu.


 

Este ano, a seleção de Fernando Santos ainda prometeu no Mundial do Qatar. Depois de duas vitórias na fase de grupos - o melhor registo do engenheiro em fases finais de Europeus e Mundiais -, Portugal chegava aos "quartos" depois de um avassalador 6-1 diante da Suíça.

Com a vitória frente aos helvéticos, tornava-se o primeiro selecionador de nacionalidade portuguesa a atingir os quartos de final de um mundial.

No entanto, a derrota com a seleção sensação deste Campeonato do Mundo ditaria o adeus de Fernando Santos da seleção. Portugal perdeu com Marrocos por 0-1 e acabou por voltar mais cedo a casa.




Cinco dias depois da eliminação do Mundial de 2022, e oito anos depois de ter assumido o cargo, Fernando Santos deixa os comandos da seleção com, apesar de tudo, o melhor registo de um treinador da "equipa das quinas".

Em 109 jogos, o engenheiro colecionou 68 vitórias, 21 empates e 20 derrotas.


Artigos Relacionados