27 mai, 2023 - 15:30 • Inês Braga Sampaio , Carlos Calaveiras , Eduardo Soares da Silva , Pedro Valente Lima , Beatriz Pereira
O Benfica sagrou-se campeão nacional, este sábado, ao vencer o Santa Clara, por 3-0, na última jornada do campeonato.
O FC Porto também estava à espreita e fez o seu trabalho - venceu o Vitória de Guimarães, em casa, por 3-0, com golos de Mehdi Taremi, Otávio e Evanilson -, mas o Benfica entrou em campo em resolver cedo e assim fez.
Logo aos sete minutos, Alexander Bah cruzou, da direita, para o segundo poste e Gonçalo Ramos apareceu a cabecear, à queima-roupa, para o golo. Aos 28 minutos, Rafa Silva conduziu um contra-ataque em dupla tabela com João Mário e, chegado à área, rematou à baliza. A bola desviou num adversário e traiu Gabriel Batista, que não teve como evitar o golo.
Os adeptos benfiquistas fizeram a festa ao intervalo e, à hora de jogo, a Luz fervilhou ainda mais. Mão na bola na área do Santa Clara e Álex Grimaldo pegou na bola, para insatisfação dos adeptos, que queriam que fosse Gonçalo Ramos a bater e assobiaram-no. No entanto, o espanhol não se acanhou e marcou e, nos festejos, tirou a camisola, que mostrou aos adeptos, e emocionou-se.
O resultado não se alterou até ao final e o Benfica confirmou a conquista do título de campeão nacional, o 38.º da sua história. A festa foi grande, após o apito final, do Estádio da Luz ao Marquês e pintalgada por diferentes pontos do país.