Tempo
|

Os números de Rúben Amorim no Sporting

29 nov, 2022 - 20:00 • Inês Braga Sampaio

Quantas vitórias por época tem o treinador que acaba de renovar até 2026? Em que lugar está na lista de técnicos com mais pontos? Quantos títulos conquistou? Consulte os números de Rúben Amorim desde que chegou ao Sporting, em 2019/20.

A+ / A-

Rúben Amorim cumpre a quarta época no Sporting, a terceira completa, e acaba de renovar contrato até 2026.

O antigo internacional português chegou a Alvalade em março de 2020, para preparar, antecipadamente, a época seguinte. O truque funcionou: o Sporting foi campeão em 2020/21, ao fim de 19 anos de jejum. Além disso, conquistou a Taça da Liga.

Na segunda época completa, começou logo por vencer a Supertaça e, no campeonato, foi segundo classificado, logo atrás do FC Porto, com os mesmos pontos (85) da temporada em que fora campeão. Também voltou a levantar a Taça da Liga e ainda chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Nessas duas épocas, ficou a apenas um ponto do recorde do Sporting no campeonato desde que as vitórias valem três pontos. Só Jorge Jesus, em 2015/16, fez mais pontos: 86.

A presente época tem sido a mais complicada de Rúben Amorim no Sporting. Segue no quarto lugar do campeonato, com tantas vitórias como no conjunto das duas temporadas anteriores, e já tem uma desvantagem de 12 pontos para a liderança. Além disso, os leões foram eliminados à primeira na Taça de Portugal, pelo Varzim, da terceira divisão, e caíram da Champions para a Liga Europa.

Apesar dos dissabores desta época, Rúben Amorim mantém crédito em Alvalade. Está no "top-5" de treinadores com mais vitórias pelo Sporting (87 em 126, uma média de 0,69 triunfos por partida).

Rúben Amorim também lançou vários jogadores da formação e rentabilizou elementos que já tinha e que promoveu à equipa principal.

Nuno Mendes e Matheus Nunes são os principais casos: ambos foram lançados pelo antigo médio e entraram no "top-4" das maiores vendas da história do Sporting, à altura de Bruno Fernandes e João Mário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+